Moradores sofrem queimaduras ao combater incêndios em Guaraciaba do Norte

Chamas atingiram três localidades da zona rural do município. Prefeitura investiga possibilidade de incêndio criminoso

Dois moradores do município de Guaraciaba do Norte, distante 325 quilômetros de Fortaleza, sofreram queimaduras no corpo enquanto tentavam apagar incêndios em vegetações na cidade durante a última segunda-feira, 14. Há suspeita, levantada pela gestão municipal, de que os focos possam ter sido iniciados por criminosos.

 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ao todo, três focos de queimadas foram identificados e combatidos por populares nas localidades de Morrinhos, Limoeiro dos Pompeus e Sussuanha, na zona rural.

As vítimas foram levadas a uma unidade hospitalar próxima com queimaduras de primeiro e segundo graus e não correm risco de morte. Não há informações sobre outros feridos durante as ações contra o fogo.

Os incêndios começaram no final da tarde de segunda-feira e se alastraram durante a noite no município. Conforme informações repassadas pelo prefeito de Guaraciaba do Norte, Adail Machado, ao O POVO, algumas plantações próximas aos focos de incêndio também foram atingidas.

Os moradores também acionaram o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE). O chamado foi atendido pelo quartel de Sobral, o mais próximo na região.

Nenhuma viatura havia chegado ao local indicado até por volta das 10h30min desta terça-feira, 15. A demora, segundo o prefeito, seria pela distância de aproximadamente 100 km entre as cidades.

Conforme o gestor, equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Defesa Civil buscam identificar a dimensão do prejuízo às áreas de plantação e agricultores da região.

As pastas também conduzem uma investigação para averiguar uma possível ação criminosa nos incêndios, já que os três focos foram registrados ao mesmo tempo. Segundo relatos de moradores à Prefeitura, homens em motocicletas foram vistos ateando fogo nas áreas verdes momentos antes de as chamas se espalharem.

A Secretaria agora trabalha para tentar obter imagens de câmeras de segurança que possam ter flagrado as supostas ações criminosas, além de conscientizar os moradores das localidades.

Atualizada às 12h44min

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar