Complexo da Fiocruz no Eusébio deve ter obras iniciadas em março

Informação é do prefeito do Município, Dr. Júnio. Conforme ele, atividades do Complexo vão gerar mais de quatro mil empregos e previsão é que primeiros biofármacos da unidade sejam comercializados em 2031

07:51 | Fev. 25, 2025

Por: Gabriela Almeida
Fortaleza- CE, Brasil, 24-02-25:Prefeito do Eusébio, Dr. Junior, participa do Jogo Político. (Foto: Lorena Louise/Especial para O POVO). (foto: Lorena Louise/Especial para O POVO)

As obras do Complexo Tecnológico em Insumos Estratégicos (CTIE), instalado no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), devem ter início em março próximo. Informação sobre o equipamento, do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), foi divulgada pelo prefeito Dr. Júnior (PRD) nesta segunda-feira, 24, durante participação no podcast Jogo Político, do O POVO.

Conforme o gestor, atividades vão gerar mais de quatro mil empregos e previsão é que primeiros biofármacos da unidade sejam comercializados em 2031. Ele também destacou que o Município já prepara profissionais para o setor. 

"Existe um alinhamento com a escola profissionalizante. Alguns cursos de lá estão voltados para área de biotecnologia e é uma demanda que vai surgir para os próprios centros de formação, para atender essa mão de obra especializada principalmente na área de biofármacos", explicou o prefeito. 

Iniciativa, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pretende instalar no Complexo de Saúde da Cidade, além do CTIE, a Biofábrica de Wolbachia, que atuará no controle vetorial de arboviroses e teve obras iniciadas ainda no fim de 2024. Projetos somam juntos investimento de R$ 1 bilhão.

O CTIE irá atuar na produção de ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs) de diversos biofármacos, incluindo medicações para tratamento de alguns tipos de câncer, doenças crônicas, doenças inflamatórias (como artrite reumatóide e doença de Crohn) e hormônio do crescimento.

Prefeito Dr. Júnior também destacou que enxerga o Eusébio como um "celeiro" para que seja criado um ecossistema de inovação. 

"É uma cidade onde as pessoas já desejam morar, então se a gente pegar todas essas características, faz com que o Eusébio seja um município que crie esse ecossistema de tecnológica e de informação", citou.