Incêndio em transportadora de óleo diesel é registrado no Eusébio
Cinco viaturas de combate a incêndio estão no localIncêndio é registrado em uma transportadora de óleo diesel na tarde desta quarta-feira, 24, no bairro Encantada, no município de Eusébio, a 24,7 km de Fortaleza. Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), cinco viaturas de combate a incêndio foram ao local. Reforço “pode aumentar, conforme a necessidade”. Não há relatos de feridos.
A corporação informa que foi acionada às 13h11min desta quarta-feira, 25, para o atendimento de um incêndio em edificação comercial. Ainda não há relatos das dimensões dos danos. A fumaça preta, emitida pelas chamas, é forte e pode ser vista de vários bairros da Capital, como Messejana, Lagoa Redonda e Aeroporto.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Moradora das proximidades da empresa desde 2014, Maria José Taveira de Araújo, de 47 anos, conta que estava chegando à casa dela após deixar a filha mais nova, de 7 anos de idade, na escola, quando ouviu gritos dos funcionários da firma e uma explosão.
“Foi muito rápido. Tinha acabado de deixar minha filha pequena na escola e já ia sair com a outra. Quando percebi o incêndio, só peguei minha filha (9 anos) e saí correndo. Depois meu marido chegou, entrou na casa e soltou os cachorros, que fugiram. Os bombeiros chegaram e evacuaram o lugar, não nos deixaram mais entrar nas nossas casas. Estamos ficando na residência de um amigo da família e esperando para saber os danos causados”, diz a dona de casa.
Naiane Taveira, uma das filhas de Maria José, de 23 anos, relata que a empresa funciona no local há muitos anos e trabalha com óleo para navios. Quando chegou à casa da mãe, após receber a ligação de um familiar avisando sobre o incêndio, pôde ver os vizinhos do lado de fora e a rua movimentada.
“Até onde eu vi, nenhum dos vizinhos estava ferido. Mas, por conta dos gritos e do ‘papoco’, não sei se algum funcionário da firma acabou se machucando”, afirma a filha.
Fogo está controlado
Segundo informações dos bombeiros, a rua foi interditada. Aproximação somente com equipamento de proteção respiratória autônoma (EPRA). Equipe da Enel Ceará, companhia de energia elétrica, também estão no local. Foi feito o desligamento emergencial para que os bombeiros possam trabalhar. Fogo não foi na rede Enel.
O coronel Wagner Maia, do CBMCE, esclarece que o trabalho dos Bombeiros se iniciou logo que a ocorrência foi registrada. O trabalho para debelar os focos de incêndio está em andamento.
"Fogo está controlado, estamos aqui com seis guarnições, quase 40 homens trabalhando firmemente. O que que acontece é que como nós temos muitas peças metálicas, tanques de combustível, o ambiente, de uma forma geral, está muito aquecido. E, como houve derramamento de óleo combustível, ele entra em combustão espontânea. Pelo calor gerado pelos tanques aquecidos", destaca.
Ele explica ainda que, apesar de o espaço não estar mais em chamas, os bombeiros estão trabalhando para baixar a temperatura do ambiente para evitar o reaparecimento de focos de incêndio.
"Não tem mais fogo. Mas, como o calor é grande, nós temos constantemente regnição de pequenos focos, e nosso trabalho é fazer com que a temperatura geral baixe e aí a gente não tem possibilidade mais nenhuma desse fogo ter regnição. Nosso trabalho agora é de fazer essa fiscalização, mas o fogo está debelado, controlado. Até agora nós não localizamos nenhuma vítima, nós não localizamos feridos", afirma o coronel.
Prefeitura informa que empresa estava sendo periodicamente monitorada
Em nota enviada ao O POVO, a Prefeitura de Eusébio informa que se fez presente por meio dos seus órgãos da administração, em especial a Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMA), que esteve no local do incêndio.
A equipe de atendimento (base) da AMMA também acionou o Corpo de Bombeiros, que compareceu ao local e iniciou os trabalhos de contenção do fogo. A Secretaria de Infraestrutura de Eusébio também participou da ação e enviou carros-pipa para ao local dar apoio logístico e abastecimento de água às brigadas do Corpo de Bombeiros.
Alem dessas, a Prefeitura afirma que se fizerem presentes Defesa Civil do Município e Guarda Municipal, apoiando as equipes de resgate. Segundo os primeiros levantamentos, a empresa detinha inclusive projeto devidamente aprovado junto ao Corpo de Bombeiros desde 2020. Em primeiro momento, os esforços se fizeram no sentido de conter o fogo e os impactos imediatos. A empresa estava sendo periodicamente monitorada.
Após a contenção imediata, serão avaliados os impactos ambientais decorrente do sinistro e adotadas as devidas providências. As causas do incêndio serão apuradas e divulgadas posteriormente pela equipe do Corpo de Bombeiros.
Porquinhos da índia foram resgatados
De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos 20 porquinhos-da-índia que viviam na empresa foram resgatados em decorrência do incêndio. Animais foram conduzidos para a Organização Não Governamental (ONG) Arca de Noé, localizada no Eusébio, onde empresa que pegou fogo está situada.
Segundo a assessoria da instituição, inicialmente foi passada a informação de que animais eram preás, mas foi constatado que se tratavam de porquinhos-da-índia. Caso permanecessem no local, eles poderiam inalar a fumaça e morrer, razão pela qual a transferência para a ONG foi necessária.