No Crato, três escolas estão sem aulas por falta de professores

No Crato, três escolas estão sem aulas por falta de professores

Alunos da zona rural são os mais prejudicados. Prefeitura alega dificuldades na lotação de docentes, que não teriam interesse em atuar em localidades mais distantes

Desde o início do ano letivo de 2025, três escolas do município do Crato, a 538,53 km de Fortaleza, estão com as aulas suspensas devido à falta de professores.

O problema afeta principalmente a zona rural, onde comunidades como Sítio Santo Antônio e Baixio do Muquém seguem sem profissionais suficientes para atender os alunos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri, pais e responsáveis relataram que a direção das escolas justifica a paralisação pela ausência de professores nomeados pela administração municipal. 

A secretária de educação do Crato, Neila Brito, afirma que um edital de convocação do ano de 2024 foi prorrogado, buscando solucionar o caso, e já está na quarta chamada para suprir as vagas.

No entanto, a dificuldade persiste, pois muitos profissionais optam por atuar na sede do município, evitando o deslocamento para as áreas mais afastadas.

“Conseguimos já suprir muitas carências nas escolas, mas não conseguimos ainda todas. Pois muitos professores que são convocados, muitas vezes não querem vir para cá, por conta da distância”, reforça a secretária.

Diante do impasse, a Prefeitura iniciou uma quinta convocação e, em alguns casos, afirma ter recorrido à contratação temporária de professores.

Ainda assim, parte da categoria reivindica a nomeação de aprovados em um concurso realizado em 2011, cujas contratações nunca foram efetivadas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar