Semace inicia construção de centro de triagem para animais silvestres no Cariri
Investimento será de R$ 11 milhões e previsão é que obras sejam concluídas em 2026. Unidade estará sediada no CratoA Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) assinou ordem de serviço para o início da construção do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) do Cariri. O projeto terá investimento de R$ 11 milhões, feito pelo Governo do Estado, em parceria entre a Secretaria de Obras Públicas (SOP) e a Semace. A expectativa é que as obras sejam concluídas até o final de 2026.
“Este é o primeiro equipamento do Estado, com recursos próprios da Semace. Com a criação deste projeto, nosso objetivo é atender a região Sul, que apresenta uma grande demanda. Diversas apreensões de maus-tratos e tráfico [de animais] já foram realizadas”, explicou o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, em cerimônia realizada na última quinta-feira, 31.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ainda conforme o superintendente, serão construídos espaços específicos para cada espécie, com áreas destinadas à reabilitação
LEIA NO OP+ | Atropelados em silêncio, ninguém sabe quantos animais são vítimas no Ceará
Novo Cetras no Ceará: unidade ficará no Crato
O novo centro terá uma área de 3 mil metros quadrados, incluindo um laboratório, uma clínica veterinária e um escritório da Superintendência no Crato. Além de realizar o atendimento e a reabilitação de animais silvestres, o local servirá como uma base para ações de fiscalização e educação ambiental.
A estrutura será construída em um terreno de 50 mil metros quadrados, cedido pela Prefeitura do Crato. As terras estão localizadas no Sítio Batateira, ao longo da rodovia CE-292
Ainda durante a cerimônia, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a BiodiverSe, uma ONG sediada no Crato. O objetivo da parceria é a preservação da biodiversidade no semiárido.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente