Território de comunidade no Cariri será Unidade de Conservação
O território da comunidade será transformado em Unidade de Conservação de Proteção Integrada do Ceará.O território da comunidade do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto será transformado em uma Unidade de Conservação (UC) pelo Governo do Estado do Ceará. Para isto, na manhã desta quinta-feira, 13, ocorre um consulta pública presencial, no auditório do Geopark Araripe, no Crato, a 502,3 km de Fortaleza.
Em entrevista à rádio CBN Cariri, o professor Edmar Pinheiro, chefe de gabinete da Universidade Regional do Cariri e coordenador dos Estudos Técnicos da criação da unidade, explica que a consulta pública é uma etapa obrigatória do processo de criação de uma UC.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Quando uma unidade de conservação vai ser criada, o próprio Sistema Nacional de Unidade de Conservação prevê que ela seja criada em dois momentos, que são os Estudos Técnicos que já foram finalizados e enviados para a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará e, logo após, é necessário fazer uma consulta pública como parte obrigatória deste processo. E é justamente o que vai ocorrer agora no dia 13”, diz o professor Edmar.
Até o final de outubro, a governadora do Estado Izolda Cela deve publicar em Diário Oficial o decreto de criação do Parque do Caldeirão.