Monkeypox: três casos são confirmados no Crato

Ceará já registrou 146 casos da doença até esta quarta-feira, 14, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa)

19:42 | Set. 14, 2022

Por: Marília Serpa
Imagem de apoio ilustrativo. O sintoma mais frequência é a erupção na pele (foto: MARINADEMIDIUK/Adobe Stock)

Foram confirmados três casos de monkey pox no Crato nessa terça-feira, 13. Ceará já confirmou 146 casos da doença até esta quarta-feira, 14, sendo 116 deles somente na Capital, conforme dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Os pacientes foram confirmados por meio de exames laboratoriais e estão em isolamento, sendo acompanhados desde a entrada no serviço municipal de saúde da região. Nenhum deles tem histório de viagem recente, e todos apresentam bom estado de saúde. As informações foram repassadas pela coordenadora da Vigilância em Saúde de Crato, Sawana Feitosa, em entrevista ao jornalista Farias Júnior, da Rádio CBN Cariri. 

Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estão recebendo treinamento desde o início da incidência da doença no País, além de informações para ações de atenção e vigilância em saúde em todos os níveis de complexidade, para prevenção e enfrentamento da doença.

O principal sintoma da monkeypox é a erupção cutânea, que pode vir acompanhada de febre, calafrios e linfadenopatia, inchaço em pequenas glândulas, especialmente em regiões perto do pescoço. Na presença de qualquer sintoma, a recomendação é de que seja procurado atendimento de saúde.

 

Atualizada às 07h56 de 15/09/2022