Projeto Acolher: bairro Cristo Redentor receberá Van de Direitos nesta semana

As atividades incluem diversos serviços de cidadania, saúde, qualificação profissional e apoio jurídico à população

A Secretaria de Proteção Social (SPS) realizará mais uma edição do Projeto Acolher, ação em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) e outros órgãos estaduais e entidades que oferece suporte, assistência e acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. Nesta sexta-feira, 19, os serviços serão da Van de Direitos serão levados ao bairro Cristo Redentor, na Capital.

Neste mês de julho, o projeto passou pelo município de Crateús e também teve uma edição no bairro Siqueira, em Fortaleza. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As principais demandas da população são assistência com relação à solicitação de segunda via de certidão de nascimento ou de casamento, orientações para divórcio, acompanhamento processual criminal e cível, como orientações sobre auxílio-reclusão, pensão de alimentos e reintegração de posse.

Em Crateús, os serviços da DPCE foram realizados na Van de Direitos, uma unidade móvel que acomodou uma equipe de defensores e colaboradores. Ao todo, 50 atendimentos foram realizados pelos defensores públicos Ceane Maria Cardoso Sena e Luis Carlos Garcia Junior.

Para a defensora Ceane Maria, o acesso mais rápido aos documentos básicos, como o registro de nascimento e de casamento, possibilita às famílias mais vulnerabilizadas a obtenção de outros direitos, como a inclusão em programas governamentais e recebimento de benefícios assistenciais, previdenciários, acesso à saúde e educação.

“Foi uma ação que impulsionou o exercício da cidadania, a Defensoria de Crateús continuará acompanhando a entrega das certidões para que o propósito da ação seja efetivamente alcançado” , destacou.

O defensor público Luis Carlos Garcia Junior também integrou a ação. Ele afirma que foi a primeira atuação em mutirão do Projeto Acolher em Crateús.

“No Projeto sempre acabamos expandindo as pessoas a serem atingidas pelos serviços da Instituição, notadamente de municípios mais distantes da sede. A maior demanda foi a emissão gratuita de segunda via de certidões de nascimento e casamento. Ademais, também podemos perceber várias dificuldades da população vulnerável em obter os documentos, notadamente no que diz respeito aos valores de taxas de emissão”, pontuou.

Projeto Acolher

Promovido pela Secretaria da Proteção Social (SPS), o Projeto Acolher ocorre semanalmente e atua de forma itinerante com o objetivo de levar os serviços gratuitos de cidadania, saúde, qualificação profissional e atendimento psicossocial e jurídico para a população de diferentes bairros e cidades do Ceará.

O calendário com a próxima localidade a ser contemplada pela Van de Direitos no Projeto Acolher será divulgado em breve no Instagram da Defensoria (@defensoriaceara) ou da SPS (@spsceara).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar