Homem que rompeu tornozeleira minutos após audiência é recapturado em Crateús
Matheus Rychas da Silva Martins, de 27 anos, estaria a caminho do Rio de Janeiro. Ele é apontado pela SSPDS como chefe de um grupo criminoso que atua em FortalezaMatheus Rychas da Silva Martins, de 27 anos, foi preso pela Polícia Militar na tarde desta quarta-feira, 19, em Crateús, a 350 quilômetros de Fortaleza. Ele é o homem que, no sábado, 15, rompeu a tornozeleira eletrônica 21 minutos após ter o monitoramento decretado pela Justiça.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Matheus estaria indo para o Rio de Janeiro (RJ) quando foi abordado pelos policiais. Ele foi localizado em um veículo que trafegava pela CE-187. Não houve resistência à prisão.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com a SSPDS, Matheus é apontado como chefe de um grupo criminoso que age em Fortaleza. Ele havia sido preso em flagrante na sexta-feira, 14, com 25 gramas de drogas e munições no bairro Couto Fernandes.
Submetido a audiência de custódia, o suspeito teve a prisão substituída pelo cumprimento de medidas cautelares, que incluía o monitoramento por tornozeleira eletrônica.
Em 22 de maio, porém, um mandado de prisão preventiva contra Matheus havia sido expedido, justamente, após ele romper uma tornozeleira que o monitorava.
O mandado não constava no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) e, por isso, o juízo avaliou a necessidade da prisão apenas por causa do flagrante de drogas e munições. Tanto os PMs, quanto a Polícia Civil também não tinham conhecimento do mandado em aberto.
O mandado expedido pela 11ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza foi cadastrado no BNMP após a fuga de Matheus e, nesta tarde, a ordem judicial foi cumprida.
Matheus tem antecedentes criminais por homicídio, associação criminosa, tráfico de drogas (três vezes), porte ilegal de arma de fogo, roubo a pessoa e roubo de veículo.
Ele foi pronunciado pelo assassinato de Daniele dos Santos Malaqueta, crime ocorrido em 2 de dezembro de 2016 no bairro Demócrito Rocha. Matheus aguardava o julgamento em liberdade.
A prisão desta quarta-feira foi realizada pelo Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi), com apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco/CE).