Chorozinho recebe sistema de dessalinização pelo Programa Água Doce
Com este, o Brasil chega a marca de mil sistemas de dessalinização em todo o território nacionalO Programa Água Doce (PAD), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), instalou no município de Chorozinho, a 69,7 km de Fortaleza, seu milésimo sistema de dessalinização, que atenderá cerca de 25 famílias que vivem no Assentamento Morros e Riacho Alegre.
O sistema conta com um poço de vazão equivalente a 5.625 l/h, garantindo mais segurança hídrica e qualidade de vida para os moradores das comunidades.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Durante visita técnica nesta sexta-feira, 5, os coordenadores do PAD do Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Piauí e Minas Gerais, além de representantes do MIDR conheceram a região de Morros, localidade onde estão as instalações do sistema.
A diretora de recursos hídricos e revitalização de bacias hidrográficas do MIDR, Fernanda Ayres, destacou a importância do momento e que é uma grande alegria a instalação do milésimo sistema de dessalinização do Brasil.
Leia mais
“Temos certeza que esse sistema trará não apenas água de qualidade, mas também possibilidades de melhoria de vida para a comunidade, além de diminuir doenças provenientes do consumo de água de má qualidade”, comentou a representante da pasta do Desenvolvimento Regional por meio de release.
O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Ramon Rodrigues, disse que as águas subterrâneas do Estado tem alto teor de sal, tornando-a imprópria para o consumo humano e que é uma satisfação ver o Ceará sendo contemplado.
“Nossa expectativa é que possamos aumentar o números de sistemas no Ceará, pois é uma demanda muito grande e que tem sustentado diversas regiões também no aspecto social, econômico e ambiental”, relatou Ramon.
Ao todo, o Programa Água Doce conta com 253 sistemas de dessalinização em 44 municípios do Ceará e outros 19 estão em fase de implantação.