Cemitério é pichado com símbolos e saudações nazistas no Interior do Ceará

Imagens de gesso e túmulos dos defuntos foram vandalizados com suásticas e palavras que eram comumente usadas pelo partido nazista

Um cemitério na cidade do Cedro, a 387 km de Fortaleza, foi alvo de vândalos neonazistas durante a madrugada do último sábado, 14. Imagens feitas por populares mostram o espaço pichado com símbolos e frases utilizadas pelo partido nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Imagens de gesso e túmulos dos defuntos enterrados no cemitério foram marcados com desenhos de suásticas, símbolo do grupo antissemita, e com a saudação “Heil”, utilizada por Adolf Hitler.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse que a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) estará à frente das investigações do caso e que uma equipe da Polícia Militar (PMCE) já realizou as primeiras diligências no local.

A apologia ao nazismo é condenada pela legislação brasileira. Segundo a Lei n° 7.716/89, em seu artigo 20.º é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”, com pena de dois a cinco anos de reclusão.

Denúncias

A SSPDS reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações, com sigilo e anonimato garantidos.

Disque-Denúncia: 181
WhatsApp da SSPDS: (85) 3101 0181
Delegacia Municipal de Cedro: (88) 3564 0194 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vandalismo apologia nazismo interior ceara cemiterio pichacoes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar