Guardas municipais de Caucaia devem passar a usar arma de fogo, diz Naumi
Medida foi destacada pelo prefeito Naumi Amorim (PSD) nesta segunda-feira, 10, durante visita institucional ao O POVO
Guardas municipais que atuam em Caucaia, cidade na Região Metropolitana (RMF), devem passar a usar arma de fogo. Conforme informou o prefeito do município, Naumi Amorim (PSD), durante visita institucional ao O POVO nesta segunda-feira, 10, a medida busca reforçar a segurança da região.
Gestor deu informação ao ser questionado sobre os ataques de facção à empresas de internet da cidade. Na ocasião, mandatário frisou que cabe ao Estado agir contra as organizações criminosas, mas destacou:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"O que a gente tem que fazer é dar apoio à Guarda Municipal, para que tenham condições de trabalhar, com equipamentos, com carro, com motos, armamentos. A gente vai qualificar, cada guarda tem que fazer um curso para usar a arma pra gente organizar e ajudar a polícia".
Conforme prefeitura de Caucaia, município está finalizando um termo de cooperação técnica para ser assinado com a Guarda Municipal de Fortaleza", após isso será realizada a preparação específica para arma de fogo. Uso de armamento em órgãos do tipo é permitido desde 2021 pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Convocação de servidores
Já durante participação no podcast Jogo Político, do O POVO, no início da tarde de hoje. Naumi também informou que pretende chamar os aprovados no último concurso para ampliar a guarda. No entanto, ele frisou que só poderá fazer isso quando o município se organizar financeiramente.
Leia também: Naumi diz que "nem Mega-Sena pagava" dívida de R$ 681 milhões deixada por Valim
"A Guarda Municipal na verdade ela foi formada pra dar segurança aos prédios públicos, mas a gente vai ampliar agora e dar poder de polícia para a nossa Guarda Municipal. A gente vai se organizar e vamos sim daqui a alguns dias mostrar que Caucaia melhorou, vai melhorar e vai diminuir os homicídios, diminuir os roubos e vamos dar mais segurança ao nosso povo", destacou.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente