Cratera é aberta no Icaraí, após deslizamento, e deixa moradores desabrigados
Comunidade denuncia abandono e improvisa barreiras para conter avanço da terra
As fortes chuvas que atingiram Caucaia nos últimos dias resultaram na abertura de uma cratera na rua Raimundo Mendes de Carvalho, no Icaraí, após um deslizamento de terra. O desastre destruiu imóveis, deixou moradores desabrigados e soterrou uma residência. Diante da situação, a própria comunidade criou barreiras improvisadas para tentar conter o avanço da terra e evitar novos prejuízos.
A moradora Natucha Sampaio, de 35 anos, que teve parte da casa soterrada lamenta as perdas e critica a falta de ações preventivas na rua. “Perdemos guarda-roupa, fogão, piso, muitas coisas que não conseguimos salvar. Essa rua está abandonada há anos. Moro aqui há 16 anos e nunca vi nada assim. A Prefeitura nunca fez nada, agora estamos isolados e sem respostas”, desabafa.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Odete da Silva, de 56 anos, vive no bairro há mais de três décadas e lembra que o problema não é novo. “Já teve outro deslizamento em fevereiro, mas nada como esse. Depois, passaram o trator, tiraram a areia daqui e colocaram lá em cima. Aí, quando choveu de novo, veio tudo de uma vez e invadiu as casas”.
Ela também critica a falta de infraestrutura no local. “Na Prefeitura, consta que aqui tem calçamento, mas nunca existiu. Sempre foi areia. Agora veio a chuva e destruiu tudo. Depois que aconteceu, ninguém veio ajeitar nada. Só colocaram umas faixas e pronto”.
O que diz a Defesa Civil
A Defesa Civil Estadual afirmou que não houve vítimas e que está priorizando áreas de maior risco, como a comunidade do Picuí, onde há famílias desabrigadas. O órgão municipal de Defesa Civil informou que a região já estava sob monitoramento e que a Secretaria de Infraestrutura tomará medidas, incluindo o reposicionamento da areia.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente