Mulher argentina que estava residindo no Ceará desaparece no Cumbuco

Laura Ercilia Chaito, de 38 anos, saiu de casa na manhã da quarta-feira, 11, e desde então não retornou e nem deu notícias. Amigos buscam informações

09:15 | Set. 13, 2024

Por: Gabriela Almeida
Laura está sumida desde a manhã da quarta-feira, 11. Namorado e amigos buscam informações sobre o paradeiro dela (foto: Arquivo pessoal)

Uma mulher natural da Argentina, de 38 anos, desapareceu no Cumbuco, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Laura Ercilia Chaito estava residindo no Ceará há cerca de quatro meses e saiu de casa na manhã da quarta-feira, 11. Desde então não retornou e nem deu notícias. Polícia investiga caso. 

O namorado de Laura, Jose Maria, 42, conta que eles chegaram ao Brasil em 2021, com alguns meses de diferença. O casal morou primeiro em Canoa Quebrada, ficando lá cerca de um ano e meio.

Logo depois eles tiveram uma passagem pelo Rio Grande do Norte (RN), mas há aproximadamente quatro meses voltaram ao solo cearense e passaram a residir no Cumbuco, situado na Grande Fortaleza.

De acordo com o companheiro da turista, que também é argentino, ela vinha nos últimos dias apresentando um "quadro psiquiátrico grave", com alucinações. 

"Ela estava ouvindo vozes, vendo sombras pela casa (...) Coisas que aconteceram agora e que nunca aconteceram antes", relata. 

Jose conta ainda que na terça-feira, 10, a companheira chegou a ir embora, mas ligou na madrugada dizendo estar perdida. Ele relata que a trouxe de volta e conversou para tranquilizá-la. 

Por volta das 8 horas da manhã da quarta-feira, 11, o argentino acordou e notou que ela dormia ao seu lado, voltando então a dormir. Duas horas depois, contudo, ele voltou a despertar e percebeu que a namorada já não estava mais na cama. Ela teria saído de casa e deixado para trás celular e documentos. 

Desde então, conforme relatos de Jose, Laura não apareceu e também não deu notícias sobre o seu paradeiro. Preocupados, os amigos dela formaram uma rede para conseguir encontrá-la. 

"A gente tá muito preocupado, já se passaram mais de trinta horas que ninguém sabe o paradeiro dela, que ninguém viu ela", diz o argentino Sebastian Hughes, 34, amigo de Laura. 

Caso é investigado pela polícia

Procurada pelo O POVO, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) investiga o desaparecimento de Laura.

"Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado e o 31º Distrito Policial (31º DP) conduz as investigações e realiza diligências com o intuito de elucidar o caso", destaca pasta. 

Denúncias

A SSPDS reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações, com sigilo e anonimato garantidos.

Disque-Denúncia: 181
WhatsApp da SSPDS: (85) 3101 0181
31º Distrito Policial (31º DP): (85) 3318 7290
E-Denúncias: disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br