PF cumpre mandado em Caucaia após suspeita de compartilhamento de conteúdo sexual infantil

Relatórios de uma organização sem fins lucrativos indicaram atividades criminosas de disponibilização e posse de conteúdo sexual infantojuvenil por meio de plataformas digitais na região

10:44 | Ago. 14, 2024

Por: Mirla Nobre
Imagem de apoio ilustrativo. Operação da PF busca combater abuso sexual infantil no Ceará (foto: Divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal (PF) cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal em uma residência no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na manhã desta quarta-feira, 14, contra abuso sexual infantil a partir da Operação Inocência Protegida V. 

A ação busca interromper as práticas criminosas, identificar possíveis vítimas de abuso, e apreender celulares, documentos e outras mídias que possam auxiliar nas investigações pela Polícia Federal do Ceará. Os mandados cumpridos foram expedidos pela Justiça Federal.

O início da operação aconteceu após os agentes de segurança receberem dois relatórios da National Center for Missing & Exploited Children (NCMEC) que indicaram atividades suspeitas de compartilhamento de conteúdo sexual infantojuvenil por meio de plataformas digitais na região. Um responsável foi identificado pela PF.

A organização sem fins lucrativos, responsável pelos documentos, trabalha para encontrar crianças desaparecidas e combater a exploração sexual infantil.

Os crimes investigados pela Polícia Federal incluem armazenamento e compartilhamento de conteúdo sexual envolvendo criança ou adolescente, que podem resultar em penas de até dez anos de reclusão.