Moradores recebem equipamento e trocam fossas sépticas no bairro Granja Lisboa
A nova rede de coleta foi entregue pela Ambiental Ceará, parceira da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)
08:32 | Jul. 17, 2024
Após 20 anos de espera, os moradores do bairro Granja Lisboa realizaram a troca das fossas sépticas pela rede de esgoto após receberem o equipamento. A entrega foi realizada pela Ambiental Ceará, em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), no último dia 5.
Segundo André Facó, diretor-presidente da Ambiental Ceará, uma fossa séptica é uma solução de disposição do esgoto. “Normalmente é feita de alvenaria. O material mais grosseiro fica no fundo da fossa, fazendo um tratamento muito simplificado. Depois, o esgoto quando sai dessa ‘caixa’, ele infiltra no solo.”
Ainda segundo ele, a fossa séptica é indicada para locais que não têm rede de esgoto, como zonas rurais. “É melhor do que você colocar diretamente na calçada ou no rio.”
Francisco Tarcísio, 62, foi um dos beneficiados com a implantação de 300 metros de tubulação de esgotamento sanitário na rua Mateus Lemos, no bairro Granja Lisboa. “Não usarei mais a fossa séptica e vai acabar a lama que escorre pela minha calçada. Estou feliz porque, agora, a rua vai ficar mais limpa e vai trazer mais saúde para todos nós”, relata ele.
De acordo com André, as fossas sépticas têm riscos devido à contaminação de poços com água para consumo, podendo causar simples diarréias, hepatite, leptospirose, dentre outras doenças.
Além disso, ocorre o risco de desequilíbrio ecológico no meio ambiente. “É como se você abrisse um buraco no solo e colocasse lixo ali dentro.”
Leia mais
O gerente de Serviços da Ambiental Ceará, Diego Félix, destaca que a conexão dos moradores à rede é fundamental para eliminar os esgotos a céu aberto e garantir o tratamento adequado dos efluentes.
“A partir do momento que o morador conecta a casa na rede de esgoto, é possível reduzir as doenças relacionadas ao contato com esses efluentes e ainda cuidar do meio ambiente.”
Outra beneficiada pela ação, dona Maria Aldenora, 65, comemorou. “Quando saía de casa, pisava o pé na lama. Por conta disso, peguei até uma doença de pele. Também tinha mau cheiro, muriçoca e mosca. Agora, a minha fossa foi desativada, e o esgoto da minha casa vai ter o destino correto.”
André ressalta a importância da rede de esgotamento sanitário adequada: “Quando falamos de saneamento, estamos falando de saúde, educação, economia e proteção ambiental”.
Segundo ele, locais com saneamento adequado têm registro até de estudantes com nota melhor no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Como funciona o serviço de troca
Dentro do contrato da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Cagece, a Ambiental Ceará realiza a ligação de esgoto dos moradores que têm imóveis enquadrados no padrão básico, definido pela Cagece, de acordo com a Resolução nº 026/2020/DPR, que apresenta as Categorias de Tarifação segundo os Padrões de Imóveis.
Salvo esses casos, a responsabilidade de conectar o imóvel à rede de esgoto é do próprio morador.
Atualizada às 19 horas