Estiagem em Caucaia: governo federal reconhece situação de emergência
31 municípios de sete estados brasileiros tiveram situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional
13:24 | Jan. 03, 2024
O município de Caucaia, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, está entre as 31 cidades que tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal. A portaria foi publicada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, na edição dessa terça-feira, 2, do Diário Oficial da União. No caso do município cearense, medida foi tomada devido à estiagem.
A medida reconhece situação de emergência em municípios dos estados: Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Leia mais
O principal fator é a falta de chuvas, que afeta 22 cidades da lista. O estado de Pernambuco conta com o maior número de municípios atingidos pela estiagem, com 11 cidades mencionadas na lista. No Ceará, apenas Caucaia teve situação de emergência reconhecida pelo Ministério.
De acordo com Lucas Fumagalli, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a estiagem difere da seca em relação ao período de duração e à quantidade de chuvas.
“O período de estiagem, geralmente, são períodos de uma ou duas semanas. No geral, a estiagem tem um curto prazo, de uma ou duas semanas sem chuvas ou com chuvas abaixo da média. Uma seca é um período mais prolongado”, explicou.
Já no Sul do Brasil, os municípios que adentraram a lista, como Ijuí, Alegrete e Araquari, enfrentam chuvas intensas e enxurradas.
De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, os municípios reconhecidos podem solicitar recursos para ações, como compra de alimentos, água potável e combustível para os veículos que realizam o transporte de mantimentos.
Ainda segundo a publicação, os repasses serão feitos após a prefeitura apresentar o plano de trabalho, que será avaliado pela Defesa Civil Nacional.
No dia 26 de dezembro, o Ministério reconheceu situação de emergência em outras 53 cidades brasileiras dos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A portaria relacionou os municípios que enfrentam desastres, como estiagem, secas, chuvas intensas, enxurradas, inundação, granizo e vendaval.