Patrulha Maria da Penha: Caucaia anuncia programa de proteção às vítimas de violência

A ferramenta, que foi desenvolvida com o apoio da Secretaria de Segurança Pública, dispõe de 12 guardas municipais exclusivos, uma psicóloga, uma agente administrativa e duas viaturas especiais para as diligências

A Prefeitura de Caucaia anunciou o programa Patrulha Maria da Penha, que consiste em uma viatura especializada no atendimento humanizado às mulheres que sofreram algum tipo de violência (física e psicológica) ou que estão sob medida protetiva.

A iniciativa também engloba a população LGBTQIAPN+ do município.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A ferramenta, que foi desenvolvida com o apoio da Secretaria de Segurança Pública, dispõe de 12 guardas municipais exclusivos, uma psicóloga, uma agente administrativa e duas viaturas especiais para as diligências.

O veículo utilizado conta com uma identidade visual específica: logomarca do novo batalhão e adesivação em cor lilás, em alusão ao Agosto Lilás, nomeado o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

"Nós estamos há muito tempo trabalhando em defesa das mulheres. Este ano, tivemos o projeto Prosperar, com mais 14 mil beneficiadas com qualificação, para que as nossas mulheres tenham ainda mais liberdade. E a patrulha Maria da Penha vai também garantir a integridade desse público. As mulheres vão ter liberdade de ir e vir em segurança", afirmou o prefeito de Caucaia, Vitor Valim.

Como utilizar o equipamento?

De acordo com a prefeitura de Caucaia, a solicitante pode acionar o Patrulhamento Maria da Penha por meio do telefone da Guarda Municipal. O equipamento ainda está em fase de ampliação, no entanto, a expectativa é que sejam desenvolvidos novos canais de comunicação para contatar o serviço.

Além disso, outros órgãos públicos apoiam a iniciativa, como o Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha, Maternidade Santa Terezinha e as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Caso a paciente tenha sido vítima de violência doméstica, ela é informada sobre o serviço oferecido pela Patrulha e orientada a realizar o acompanhamento.

“As mulheres que solicitam e que se sentem seguras, que estão no processo da violência, podem acionar e a gente realiza acompanhamentos, rondas, onde esta mulher está”, explica.

Ainda conforme a prefeitura, o caso mais recente de atendimento se deu nesta sexta-feira, 24, quando uma mulher precisou se deslocar a um evento em alusão ao Dia da Consciência Negra, no centro da cidade. A solicitante acionou a Patrulha e foi acompanhada até o local. Ao final da cerimônia, a viatura a levou de volta para casa em segurança.

“Além de fazer a ronda onde a mulher mora, para garantir essa segurança, a gente também faz esse translado. Se ela precisa ir à delegacia, ela solicita e a Patrulha vai lá e a leva à delegacia, se é pra ir a um fórum para a audiência, a Patrulha Maria da Penha também realiza esse acompanhamento”, informou a gestão municipal.

Serviço

Para contatar a Patrulha Maria da Penha, ligue para o telefone da Guarda Municipal (3342-7404)
Em casos de violência doméstica, denuncie ligando para a Central de Atendimento à Mulher no número 180
Em situações de emergência, é necessário contatar a polícia por meio do número 190 ou procurar uma das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs).

Siga o canal de Notícias do O POVO no WhatsApp 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

caucais prefeitura violência contra a mulher patrulha maria da penha

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar