Menina de quatro anos é resgatada após afogamento na Lagoa do Cauípe

Vítima foi socorrida por aeronave da Ciopaer e encontra-se em uma Unidade de Terapia Intensiva

14:29 | Jul. 09, 2023

Por: Carlos Viana
Atendimento após afogamento na Lagoa do Cauípe (foto: Reprodução Corpo de Bombeiros)

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará resgatou uma menina de quatro anos de idade de um afogamento na Lagoa do Cauípe, no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O fato foi registrado por volta das 9h20 min deste domingo, 9 de julho.

De acordo com a corporação, a vítima estava no grau seis de afogamento, quando há parada cardiorrespiratória. Segundo bombeiros, distensão abdominal, dor de cabeça e no peito, hipotermia, queda de pressão, apneia, entre outros, estão entre os sintomas possivelmente apresentados. 

Como contou a tia da criança, ela estava brincando com a avó e dois primos durante um piquenique que a família, residente do município, costuma fazer no local.Ela teria então entrado em uma parte mais profunda da lagoa quando acabou sendo atingida na cabeça por um barco que passava.

A pessoa que estava no barco teria percebido a colisão e visto que a menina se encontrava já há algum tempo submersa. Familiares acionaram os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, que retiraram a criança da água.

Para o resgate da criança, foi chamada uma ambulância UTI e, em seguida, um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará. 

A menina foi socorrida a um hospital e está em uma Unidade de Terapia Intensiva, sob responsabilidade da mãe. Devido à hipotermia, caso no qual não é recomendado o transporte aéreo da vítima, ela foi conduzida pela ambulância.

Atendimento a afogamentos 

Somente no primeiro trimestre de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) informou que 200 vidas foram salvas em ocorrências de afogamento. O número representa um aumento de cerca de 25% em, relação ao mesmo período do ano passado. 

Ao todo, nos anos de 2020, 2021 e 2022, bombeiros atenderam a 563, 526 e 644 ocorrências de afogamento, respectivamente, no Ceará. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 75% das fatalidades em afogamentos no Brasil acontecem em águas doces, devido a fatores como buracos profundos, pedras, lodo, barro liso e limo, além da maior densidade da água. 

Em caso de acidentes, é possível contatar o Corpo de Bombeiros ligando para o número 193. Em sequencia, é necessário informar ao atendente o tipo e local da emergência, além da quantidade de pessoas que devem ser socorridas. (Colaborou Bia Freitas)