Investigado por morte de menina na Colônia é apreendido por outro homicídio em Caucaia

O adolescente de 15 anos é suspeito de matar um jovem de 21 anos no bairro Metrópole Sul, além de ser investigado pela morte de Thauany de Assis Paiva, de cinco anos

19:07 | Mai. 11, 2023

Por: Lucas Barbosa
Menina de 5 anos foi morta na Barra do Ceará, no dia 6 de maio. Thauany de Assis Paiva estava em uma festa de aniversário infantil (foto: Reprodução/Redes Sociais)

Um adolescente de 15 anos foi apreendido na noite dessa quarta-feira, 10, suspeito de um homicídio ocorrido horas antes no bairro Metrópole Sul, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). O jovem também é investigado por envolvimento no assassinato da menina de Thauany de Assis Paiva, de cinco anos, no sábado, 6, na comunidade da Colônia, na Barra do Ceará.

Conforme a assessoria de comunicação da PM, a apreensão se deu por volta das 21h30min, após militares receberem a informação de que o autor dos disparos que vitimaram um homem de 21 anos, na madrugada da quarta, estava escondido em uma residência.

“Ao perceber que não conseguiria fugir, o jovem saiu pela porta da frente e se entregou à composição policial”, informou a PM. Em buscas na casa, um revólver calibre 38 municiado foi encontrado no sanitário do banheiro da casa e 19 munições do mesmo calibre foram encontradas debaixo da cama. Também foram apreendidos diversas porções de maconha e uma motocicleta.

A apreensão foi feita pelo Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Polícia Militar. O adolescente foi encaminhado à Delegacia Municipal de Caucaia, onde foi autuado em flagrante pelos atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, organização criminosa, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. O nome da vítima não foi divulgado.

Homem já havia sido preso suspeito de matar Thauany

Na segunda-feira, 8, um homem de 20 anos, identificado como Kairo Gustavo Oliveira Sena já havia sido preso suspeito de matar Thauany. Conforme o Auto de Prisão em Flagrante (APF) do suspeito, Kairo foi reconhecido por testemunhas como sendo o autor dos disparos que vitimaram a menina.

Em depoimento, ele negou o envolvimento no crime, afirmando que passou a noite em que o assassinato ocorreu com amigos em uma festa no Centro. Questionado sobre o porquê quebrou o próprio celular durante sua prisão, ele disse apenas que o aparelho havia caído.

Além de Thauany, foram baleados na ação um menino de 12 anos e um adulto de 23 anos — seria este o alvo dos criminosos, mas, em depoimento, ele disse que a ação visava balear qualquer pessoa que estivesse na rua. A criança de 12 anos foi ferida no pé e tem estado estável.

Conforme audiência de custódia a qual foi Kairo Gustavo foi submetido, a ação criminosa visava integrante de uma facção rival, que, ao tentar fugir dos assassinos, correu em direção a uma festa de aniversário, “não tendo os agentes delitivos cessado os disparos, permanecendo a atirar em direção às crianças”, conforme assinalou a juíza Fabiana Silva Félix da Rocha. A prisão preventiva de Kairo Gustavo foi decretada.

Durante a ação criminosa, um guarda municipal que morava na região tentou impedir o crime e passou a atirar contra os suspeitos. Existe a suspeita de que um dos criminosos também tenha sido baleado. A Polícia Civil ainda apurou que uma mulher dirigia o carro usado na ação, que era roubado. O veículo foi encontrado abandonado logo após o crime.

Guerra de facções amedronta moradores da Colônia e do Cristo Redentor

Como O POVO vem mostrando desde a sexta-feira, 5, a região que engloba a comunidade da Colônia e o bairro Cristo Redentor atravessa uma guerra entre as facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE). O assassinato de Thauany teria sido praticado por integrantes do CV.

Além dela, também foi morto Pedro Érick, de 18 anos, na quarta-feira, 3, nas proximidades do cruzamento da Leste-Oeste com a rua Álvaro de Alencar. Ao todo, oito pessoas foram baleadas nas duas localidades em seis dias.