Quatro alunos de escola em Caucaia tomam café com remédio e vão parar no hospital

O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) afirma que os discentes deram entrada nas unidades de saúde do município após sintomas de intoxicação

16:03 | Fev. 10, 2023

Por: Gabriel Gago
Foto de apoio. Samu foi acionado pela gestão do colégio estadual, em Caucaia (foto: MAURI MELO/O POVO)

Quatro alunos do ensino médio da escola Presidente José Sarney, em Caucaia, a 20,3 km de Fortaleza, foram para o hospital na manhã desta sexta-feira, 10, após ingerirem café misturado com um medicamento ainda desconhecido. 

Uma aluna levou remédio para a escola e o colocou na garrafa de café de outra estudante. O líquido foi ingerido tanto pela dona da garrafa como por outros três estudantes da turma.

De acordo com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), a unidade escolar, assim que soube do fato, acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para prestar socorro aos estudantes. Dois alunos foram encaminhados ao hospital municipal, enquanto os outros dois foram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Ainda segundo a pasta, os responsáveis pelos jovens envolvidos foram prontamente convocados pela gestão da escola para acompanhá-los no atendimento médico.

Havia a suspeita de que os bebedouros da unidade escolar estivessem contaminados. No entanto, a Seduc afirma que as escolas estaduais lacram os recipientes, dessa forma, descarta-se a possibilidade.

Procurada, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que o caso está sendo investigado pela Delegacia Metropolitana de Caucaia. Um Boletim de Ocorrência (BO) sobre o ocorrido foi registrado no 18º Distrito Policial (DP) e depois encaminhado para o 23º DP. O POVO perguntou à pasta se a situação se enquadra em algum crime análogo tipificado, qual medicamento foi usado e se os pais ou responsáveis já prestaram depoimentos, mas os questionamentos não foram respondidos. 

Enredo do caso

A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, junto a gestão escolar, são os responsáveis por manejar a problemática. 

O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que gerencia as unidades de saúde de Caucaia, informa que, nesta manhã, quatro pacientes deram entrada nas unidades de saúde do município após sintomas de intoxicação.

O INTS ressalta que os pacientes receberam atendimento imediato e todos os cuidados médicos foram realizados. Neste momento, os pacientes estão em observação e o quadro é considerado estável.

A Escola está apurando os fatos. A unidade de ensino receberá atendimento de psicólogo e de assistente social com foco na atenção a esta ocorrência.