Estudantes da rede municipal de Caucaia devem receber planejamento de educação continuada

O objetivo é possibilitar uma extensão do processo de ensino-aprendizagem e permitir aos jovens um desenvolvimento mais amplo de vivência na educação

00:10 | Out. 21, 2022

Por: Mirla Nobre
STF já autorizou o pagamento de três parcelas, mas o dinheiro da segunda e terceira não foram repassados ao Estado (foto: FERNANDA BARROS)

Os estudantes da rede municipal de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), devem receber um planejamento estratégico de educação continuada. O projeto está sendo desenvolvido pela Fundação Vanzolini em parceria com a prefeitura.

O projeto será destinado a alunos da educação básica e ensino fundamental e engloba acompanhamento escolar, esporte, educação ambiental, jogos pedagógicos, iniciação circense, música, além de desenvolvimento em atividades de capacitação profissional como costura, pintura e turismo.

O objetivo da iniciativa é ampliar a estrutura curricular dos estudantes. “É possibilitar uma extensão do processo de ensino-aprendizagem e permitir aos jovens um desenvolvimento mais amplo e completo de vivência de outros aspectos da educação além dos conteúdos formais”, explica o consultor da Fundação Vanzolini e gestor do projeto, Caio Fontana.

O planejamento pretende trabalhar a melhoria do rendimento escolar dos estudantes por meio de formas diferentes de ensino, como disponibilizar um ambiente seguro; permitir uma formação cidadã por meio do pensamento crítico, trazer confiança e autonomia para solucionar problemas reais; responsabilidade, altruísmo entre outros.

Uma das defesas para o início desse projeto pela Fundação Vanzolini está relacionado aos impactos da pandemia da Covid-19. Diante do cenário, a ideia do planejamento estratégico em Caucaia também é propiciar aos alunos o retorno às aulas com reforço aos vínculos sociais e aos processos de aprendizado.

Conforme a Fundação, por meio do planejamento estratégico e das aulas de educação complementar, será possível romper barreiras de desigualdades sociais e trazer melhores expectativas para os estudantes que podem complementar o conhecimento através de atividades lúdicas ou de reforço escolar. O projeto ainda não possui data prevista para iniciar.