Caucaia: 2ª cidade mais populosa do Estado completa 263 anos
Sendo o segundo município mais populoso do Estado, os serviços de saúde ofertados por Caucaia contemplam pacientes de outras nove cidades vizinhasO município de Caucaia, localizado a 20,3 km da Capital, completa 263 anos neste sábado, 15, sendo o segundo maior do Estado em população, com aproximadamente 368 mil habitantes. Atualmente, os serviços de saúde oferecidos pela cidade contemplam pacientes de nove outros municípios vizinhos.
As unidades de saúde de Caucaia passaram a ser geridas pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), responsável por administrar Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospital e maternidade do município. Também houve reestruturação dos atendimentos e ampliação da equipe de profissionais.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A mudança, segundo Ricardo Bricidio, diretor do INTS em Caucaia, objetiva oferecer melhor atendimento e serviços aos pacientes. A rede de saúde do município é composta por Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), UPAs, Hospital Dr. Abelardo Gadelha da Rocha e Maternidade Santa Terezinha.
Rede de saúde de Caucaia
UAPs (Postos de Saúde)
Caucaia possui 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), que são portas de entrada para o atendimento de saúde. Os pontos devem ser procurados em casos de sintomas leves, como gripe, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar, conjuntivite e outros sintomas.
UPAs
Recebendo adultos e crianças, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ofertam serviços de média a alta complexidade 24 horas por dia. Em Caucaia, as unidades prestam atendimento médico, realizam exames de imagem, laboratoriais e contam com leitos de internação adulto e pediátrico.
A população deve procurar as UPAs em casos de pressão alta, dor torácica, cortes, febre alta, derrame, entre outros casos semelhantes.
Hospital Dr. Abelardo Gadelha da Rocha
Atendendo, em média, nove mil pacientes por mês, o Hospital Dr. Abelardo Gadelha da Rocha oferta 140 leitos para atendimento adulto e pediátrico, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto, internação adulto e pediátrico, e cirurgias de emergência.
Contando com 100 enfermeiros, 217 técnicos de enfermagem e 167 médicos, a unidade também realiza exames laboratoriais, radiografia, eletrocardiograma, ecocardiograma e ultrassonografia. Para urgência e emergência, o atendimento é feito por três médicos.
O hospital deve ser procurado somente em casos mais graves e que envolvam risco à vida, como por exemplo, acidentes de trânsito, suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, quedas graves ou casos de dores agudas e persistentes.
Maternidade Santa Terezinha
Com atendimento voltado para a saúde da mulher, a Maternidade Santa Terezinha atende cerca de 1.200 mulheres por mês, com serviços de obstetrícia, ginecologia, atendimento ambulatorial e exames de imagem. A unidade possui 39 leitos de enfermaria e cinco incubadoras para suporte neonatal.
A unidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por neonatologistas, cirurgiões pediátricos, obstetras, ginecologistas, oftalmologistas, dentista, anestesistas, enfermeiros neonatologistas, técnicos de enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos.