Parque Estadual Botânico inaugura obras de requalificação

A celebração dos 25 anos de fundação era para ter acontecido em 2021 mas foi adiada por causa da pandemia. O evento homenageou pessoas físicas e jurídicas com o título de "Amigos do Botânico"

Lago com pedalinho, brinquedopraça, pista acessível para pessoas com deficiência, trilhas ecológicas, academia ao ar livre, lanchonete, biblioteca, orquidário, meliponário (colmeias de abelhas sem ferrão) e centro de germoplasma (banco genético de vegetais) educativos. Estas são apenas algumas das estruturas que o público pode encontrar no Parque Estadual Botânico, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza).

O espaço foi revitalizado e recebeu melhorias na infraestrutura. Na manhã deste domingo, 17, o evento para inauguração dessas obras contou com dança do Toré com os Tapebas, povo indígena da região, e atividades do Viva o Parque, com parede de escalada, aulas de dança e brincadeiras para crianças.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“O Parque Botânico está de braços abertos de terça a domingo para quem quiser visitar com a família ou trazer alunos de escolas e faculdades para uma visita guiada. É importante que se divulgue que temos uma estrutura de qualidade como esta. São 190 hectares de floresta com seis quilômetros de trilhas, ou seja, tem mais trilha do que o Parque do Cocó, em Fortaleza”, destacou Artur Bruno, titular da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema).

“O legado que queremos deixar é o do respeito ao meio ambiente, seja com a gratuidade de passagens de ônibus, que reduz os carros na rua, ou com a possível certificação Bandeira Azul no nosso litoral, a primeira do estado, além da lagoa do Cauípe, que está revitalizada”, enumerou Vítor Valim, prefeito de Caucaia.

Também foi concedido o título de “Amigos do Botânico” a 21 personalidades e empresas ligadas ao parque. Os homenageados foram a governadora Izolda Cela, o ex-governador Camilo Santana, (representados por Nelson Martins, secretário de relações institucionais do Estado); a secretária de Proteção Social, Onélia Santana; Artur Bruno; George Feijão, gestor do parque; Vítor Valim, prefeito de Caucaia; os superintendentes de Obras Públicas e de Obras Hidráulicas, Quintino Vieira e Yuri Castro de Oliveira, respectivamente; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante; o ambientalista Renato Aragão, ausente por estar com Covid; Josa Fortaleza, engenheira da Sema e Antônio Cícero da Silva, colaborador mais antigo do parque, além de representantes da Empresa Vitória, Aquiraz Riviera, Unimed Fortaleza, Unimed Ceará, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Crato, Serviço Social do Comércio, North Shopping Fortaleza; Norte Geradores e Companhia Siderúrgica do Pecém.

Enquanto as autoridades faziam uma visita guiada pelo parque, o casal de comerciantes José Nonato Batista e Filomena Batista, ambos de 44 anos, estavam com dois filhos e três netos em uma das mesas de piquenique. “Estamos aproveitando o momento de lazer para descansar à sombra das árvores e olhar os soins, que as crianças adoram. É perceptível a diferença de temperatura aqui dentro do parque, a gente sente que é mais fresco. Recomendo muito essa programação com a família”, indicou José Nonato.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

parque botanico do ceara caucaia obras de requalificacao artur bruno vitor valim

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar