Quatro bibliotecas públicas são revitalizadas e entregues em escolas indígenas em Caucaia

Equipamentos ganharam novas cores, mobília, computadores, TV, livros, brinquedos e jogos educativo-culturais e serão abertos às comunidades

18:53 | Jun. 09, 2022

Por: Mirla Nobre
Alunos da Escola Indígena Direito de Aprender, do povo Anacé, receberam o novo espaço nesta quinta-feira, 9, em Caucaia; local tem novas cores, mobília, computadores, TV, livros e brinquedos (foto: Osiel Gomes/Projeto "Ventos do Saber")

Quatro bibliotecas públicas foram revitalizadas e entregues em escolas no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), nesta quinta-feira, 9. Dessas instituições, três são escolas indígenas da região. A iniciativa ocorreu por meio do Projeto "Ventos do Saber" que, desde 2019, promove ações de iniciativa à leitura de crianças e adolescentes por meio da revitalização dos equipamentos.

Os novos espaços foram entregues às instituições Escola Helena de Aguiar Dias, Escola Diferenciada Cacique Antonio Ferreira da Silva, Escola Tapeba Conrado Teixeira e Escola Indígena Direito de Aprender, do povo Anacé, e contam com ambientes em novas cores, móveis, computadores, TVs, ar-condicionado, novos livros, brinquedos e jogos educativo-culturais.

De acordo com o diretor do projeto "Ventos do Saber", Emídio Sanderson, dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que 55% das escolas brasileiras não têm biblioteca ou sala de leitura. Esse é um dos principais fatores que o diretor cita para explicar a iniciativa de revitalizar e entregar os equipamentos às instituições.

“Isso é um dado muito preocupante porque a gente sabe que a biblioteca escolar é uma das principais portas de entrada de crianças e adolescentes ao mundo da leitura aqui no Brasil. Quando o projeto foi criado, ele foi criado nesse sentido, de chegar em escolas que não possuem bibliotecas públicas ou  aquelas escolas que têm os equipamentos, mas que estão abandonadas, que normalmente é o que acontece. O nosso propósito é mudar essa realidade”, explica Emídio.

Ainda segundo o diretor, as bibliotecas também poderão estimular a convivência social entre alunos e demais pessoas da comunidade. Nos locais, segundo Emídio, os estudantes poderão participar de oficinas de leitura e escrita e de contações de histórias. Para a professora da Escola Indígena Direito de Aprender do povo Anacé Eveline Anacé, a chegada da biblioteca vai ajudar no aprendizado e no desenvolvimento dos alunos.

“As mudanças são em relação na forma do modo de ver dos alunos, além da motivação e interesse deles pela leitura. Agora com tudo estruturado, vai motivar muito mais os estudantes e ajudar também a comunidade. Creio que se torna muito mais atrativo para eles, e isso será uma das maiores mudanças, um maior interesse deles para leitura e para esse ambiente de aprendizado”, acredita a professora.

Projeto

Idealizado desde 2019, o Projeto "Ventos do Saber" atendeu oito escolas em cidades no Ceará com médio-alto Índice de Vulnerabilidade Social. Ao todo, foram beneficiados cerca de 3.730 alunos e 2.397 professores. Segundo Emídio Sanderson, a escolha em atender instituições em regiões com esse perfil é para buscar a democratização do acesso ao livro e à leitura. O diretor também explica que, através das bibliotecas, será possível viabilizar acesso dos alunos a outras artes.

O Ventos do Saber é patrocinado pela Aeris e Vestas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoiado pela Secretaria de Educação de Caucaia. Além disso, conta com a parceria da BG Soluções Sociais e do Instituto Seara. O projeto é uma realização da Invento Produções Culturais, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo.