Caucaia: número de usuários de transporte público quase quadruplica após tarifa gratuita
Passagens de ônibus passaram a ser gratuitas a partir de setembro de 2021. Ao POVO, usuários do transporte público avaliaram de forma positiva o serviço
14:42 | Mai. 23, 2022
Cerca de 2 milhões de passageiros foram contabilizados como utilitários do transporte público de Caucaia durante o último mês de fevereiro de 2022. De acordo com os dados da prefeitura do município, em julho de 2021, quando ainda não existia a gratuidade, cerca de 500 mil passagens eram pagas por mês. A alta do combustível somada à gratuidade do transporte público são apontadas pela gestão como responsáveis pelo aumento do número de usuários.
O POVO foi até a Caucaia e conversou com alguns usuários do transporte coletivo. Para Fernando Melo, 39, os quase nove meses de tarifa gratuita foram positivos. "Pra mim, está sendo ótimo. Vejo que favoreceu muita gente da Caucaia. Como está tudo caro, o dinheiro que era do ônibus a gente usa pra outra coisa", relata.
Segundo a Prefeitura, uma frota de 70 ônibus está distribuída em 30 rotas pelas cidades que ligam o sertão ao litoral, o litoral à Jurema, além da Sede do município. Um levantamento realizado pela Prefeitura aponta que a tarifa zero representa um incremento na renda familiar de 15% a 36%.
Marineide Lopes, 60, também exalta a economia trazida pela medida. "Todo dia eu gastava R$ 5, tinha que pagar passagem pra ir e pra voltar do trabalho, de segunda a sábado. Eu notei que os ônibus estão com mais gente, mas o serviço está funcionando", destaca.
Devido aos constantes aumentos no preço dos combustíveis, a reportagem questionou a prefeitura se a continuidade da tarifa zero está assegurada durante a atual gestão municipal. Em nota, a Prefeitura destacou que as contas do município estão em dia. "O Programa é fruto de gestão fiscal equilibrada, responsável e eficiente. Nossa gestão encerrou o exercício do ano de 2021 sem nenhuma dívida e com superávit em algumas pastas."
De acordo com a Secretaria Municipal de Patrimônio e Transporte (SPT), com a gratuidade, o número de usuários transportados chega a uma média de milhão e meio e quase 500 mil km rodados mensalmente. O investimento da Prefeitura Municipal de Caucaia no programa é de cerca de R$ 2 milhões por mês.
Dentre os elogios, há quem reclame da grande movimentação que os transportes públicos passaram a receber nos últimos meses. "Às vezes os ônibus estão vindo muito lotados. Metade das pessoas que estão na parada não conseguem entrar, e isso acaba atrasando", avalia Brenda Estevam, 25, que notou o aumento do número de passageiros durante os últimos meses.
Para Raimundo Andrade, 69, a lotação nos ônibus também tem incomodado, pois o aposentado já utilizava a gratuidade do coletivo devido à idade. "Agora tem muitos passageiros nos ônibus. Uso muito o transporte público, e isso piorou pra mim. Mas, de modo geral, sei que é uma medida positiva."
De acordo com a Prefeitura de Caucaia, a tarifa gratuita é responsável pela redução de veículos na rua, o que pode ser considerado uma medida ecologicamente inteligente com a redução da emissão de CO2. Caucaia possui cerca de 400 mil habitantes e é quatro vezes maior, em território, do que a Capital cearense, com 1.228 km².
Leia mais
-
Kitesurf: velejadora é resgatada na Praia do Cumbuco; veja vídeo
-
Criança de 1 ano e 11 meses morre após receber descarga elétrica em Caucaia
-
Polo de Ensino a Distância da Universidade Federal do Cariri é inaugurado em Caucaia
-
Polícia captura todos os envolvidos na morte de alemão na Tabuba, em Caucaia