Estudantes de Cascavel abordam o tema igualdade de gênero e feminismo através de cordel nas escolas
O projeto segue combatendo os preconceitos, uma vez que vencer a cultura do machismo ainda é um grande desafio
16:00 | Out. 03, 2019
Falar sobre temas que abordam a igualdade de gênero e o feminismo não está mais restrito às grandes cidades. Pensando assim, estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, em Cascavel, a 63,1 km de Fortaleza, abordam o assunto através do resgate da literatura de cordel em sala de aula. Por meio dessa iniciativa, elas foram finalistas da premiação nacional Desafio Criativos da Escola de 2019.
O projeto surgiu depois de alunas terem sofrido por conta de machismo dentro das unidades educacionais. As estudantes passaram a promover reflexões sobre a cultura machista dentro da escola. A partir disso, decidiram ajudar outras pessoas que passaram pela mesma situação a entender a diversidade dos papéis da mulher na sociedade.
Surgiu então a “Dice - Será que a sociedade ainda não entendeu?". Dice refere-se à deusa grega da justiça. A iniciativa interage em diversas ações que são realizadas dentro e fora da escola. Além disso, são feitas rodas de acolhimento, com discussões sobre músicas machistas, por exemplo. Foi criada também uma apostila com informações sobre como identificar o machismo e formas de combatê-lo.
As jovens promoveram uma importante mudança dentro do calendário escolar. Além do “Dia Internacional da Mulher”, elas conseguiram levar o tema "feminismo" para ser debatido durante todo o ano.