Vento forte com chuva causa prejuízos em imóveis e atinge quadra de escola em Cariré
A ventania, que atingiu imóveis no município na tarde dessa quarta, 15, não deixou feridosAtualizada às 13h10min
Forte ventania no município de Cariré, no Interior do Ceará, fez com que tetos de postos de combustíveis fossem ao chão na tarde dessa quarta-feira, 15. Além dos postos, casas e a quadra da Escola Municipal Marieta Cals foram afetadas. Ninguém ficou ferido.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA TAMBÉM | Fortaleza: aeroporto fica sem energia na madrugada desta quinta-feira, 16
De acordo com o secretário do Meio Ambiente do Município, Roberto Kelson Ferreira, várias casas tiveram telhas arrancadas e algumas tiveram os portões de suas garagens derrubados. O muro de um terreno também caiu.
Os danos maiores foram nas coberturas metálicas de posto de combustíveis e na quadra de esportes da escola. Alguns prédios públicos municipais tiveram danos somente nos telhados.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a temporada dos ventos fortes no Ceará começou a ter seu auge no mês de agosto e costuma apresentar valores expressivos até outubro.
Dentre os fatores que influenciam a elevação da intensidade dos ventos, está o deslocamento do sistema de alta pressão atmosférica do Oceano Atlântico Sul em direção ao Nordeste do Brasil, assim como a própria redução da nebulosidade.
Nesta época do ano, o Ceará fica no meio do caminho entre a alta pressão do Atlântico Sul e a Zona de Convergência Intertropical, fazendo com que os ventos alísios fiquem mais intensos e constantes.
Tais ventanias, como a que ocorreu no Cariré, tendem a alcançar valores entre 40 km/h e 59 km/h, principalmente durante os períodos diurnos até a próxima sexta, 17.
LEIA TAMBÉM | 300 policiais cumprem mandado de busca coletivo em mais de mil residências no Edson Queiroz
Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente