Vento forte com chuva causa prejuízos em imóveis e atinge quadra de escola em Cariré

A ventania, que atingiu imóveis no município na tarde dessa quarta, 15, não deixou feridos

11:52 | Set. 16, 2021

Por: Redação O POVO
Ventania em Cariré derruba teto da quadra de escola (foto: Via WhatsApp/O POVO)

Atualizada às 13h10min

Forte ventania no município de Cariré, no Interior do Ceará, fez com que tetos de postos de combustíveis fossem ao chão na tarde dessa quarta-feira, 15. Além dos postos, casas e a quadra da Escola Municipal Marieta Cals foram afetadas. Ninguém ficou ferido.

LEIA TAMBÉM | Fortaleza: aeroporto fica sem energia na madrugada desta quinta-feira, 16

De acordo com o secretário do Meio Ambiente do Município, Roberto Kelson Ferreira, várias casas tiveram telhas arrancadas e algumas tiveram os portões de suas garagens derrubados. O muro de um terreno também caiu.


Os danos maiores foram nas coberturas metálicas de posto de combustíveis e na quadra de esportes da escola. Alguns prédios públicos municipais tiveram danos somente nos telhados.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a temporada dos ventos fortes no Ceará começou a ter seu auge no mês de agosto e costuma apresentar valores expressivos até outubro.

Dentre os fatores que influenciam a elevação da intensidade dos ventos, está o deslocamento do sistema de alta pressão atmosférica do Oceano Atlântico Sul em direção ao Nordeste do Brasil, assim como a própria redução da nebulosidade.

Nesta época do ano, o Ceará fica no meio do caminho entre a alta pressão do Atlântico Sul e a Zona de Convergência Intertropical, fazendo com que os ventos alísios fiquem mais intensos e constantes.

Tais ventanias, como a que ocorreu no Cariré, tendem a alcançar valores entre 40 km/h e 59 km/h, principalmente durante os períodos diurnos até a próxima sexta, 17.

LEIA TAMBÉM | 300 policiais cumprem mandado de busca coletivo em mais de mil residências no Edson Queiroz

 Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui