Pefoce analisará merenda escolar após 46 alunos passarem mal em Canindé
Casos aconteceram após primeiro dia de aula na rede municipal. 42 crianças foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento e outras quatro, ao hospital
Amostras da merenda escolar consumida pelos 46 alunos no primeiro dia de aula da rede municipal de Canindé, a 118,60 quilômetros (km) de Fortaleza, serão analisadas pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce).
Caso aconteceu na última segunda-feira, 17. As crianças sentiram diarréia, dor abdominal e vômito. 42 casos foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (Upa) e outros quatro, ao hospital.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Amostras da merenda escolar foram submetidas a exames laboratoriais. Os exames serão processados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
"Conforme os resultados forem disponíveis, serão incluídos no relatório oficial e divulgados à população com transparência", afirmou a Prefeitura de Canindé.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os casos apresentaram evolução rápida e positiva. Conforme a pasta, os cuidados domiciliares seguem em andamento.
No dia seguinte ao ocorrido, foi adotada uma estratégia de epidemiologia de campo e cuidado em saúde, realizando visitas às famílias para monitoramento do estado das crianças.
Conforme o órgão, a Vigilância Sanitária realizou a coleta de amostras de alimentos e água, que foram encaminhadas para análise e investigação. A inspeção técnica nas escolas seguirá o calendário da Vigilância e será reforçada conforme necessário.
Por meio de nota, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) informou que tomou conhecimento da situação na terça-feira, 18, e instaurou um procedimento na 3ª Promotoria de Justiça de Canindé para apurar o caso.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por sua vez, informou, também por meio de nota, que investiga uma ocorrência de periclitação da vida ou saúde em Canindé.
"Alunos de um estabelecimento municipal foram atendidos em unidades hospitalares, após supostamente ingerir um produto da merenda escolar. O referido produto foi entregue à equipe da Delegacia Regional de Canindé, onde será submetido à análise da Perícia Forense do Estado do Ceará", informou.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente