Festejos de São Francisco de Assis devem reunir 1,5 milhão de fiéis em Canindé

Programação deve durar até o início de outubro, com missas, celebrações, shows religiosos, dentre outras atrações; cidade irá receber relíquias do Santo

Até o próximo dia 4 de outubro, a cidade de Canindé, distante 118 quilômetros (km) de Fortaleza, deve se encher de comemorações religiosas. O período marca os festejos de São Francisco de Assis, padroeiro do município cearense. Mais de 1,5 milhão de fiéis na cidade são esperados.

O início do festejo ocorreu na madrugada da última terça-feira, 24, quando milhares de pessoas, entre nativos e romeiros, lotaram o patamar da Basílica Santuário de São Francisco das Chagas para a primeira missa da programação, logo às 4 horas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Celebradas há mais de 100 anos no município, as homenagens ao santo incluem procissão a cavalo, missas, celebrações religiosas, shows musicais, dentre outras atrações. A expectativa é de que o evento atraia devotos de São Francisco vindo de todas as regiões do Ceará e do Brasil.

Um dos momentos mais aguardados de todo o festejo é a tradicional missa do vaqueiro, que neste ano chega à sua 54° edição e será realizada no domingo, 29. Realizado desde 1970, o rito religioso celebra a figura do vaqueiro encouraçado, com homens e mulheres trajados a rigor, carregando estandartes de São Francisco, da cidade, do Ceará e do Brasil.

A missa será sucedida por um grande almoço comunitário, em que vaqueiros, fiéis, romeiros e pessoas em situação de rua vão partilhar da refeição em harmonia.

Programação cultural

A expectativa é que a festa movimente R$ 50 milhões ao longo dos 11 dias de evento, quando cidade terá shows musicais, reisado, apresentações teatrais, dentre outras atividades.

“Festa de São Francisco é o ápice da fé e da religiosidade nordestina. Para além do fluxo de peregrinos, romeiros e turistas, é o momento em que a cidade recebe maior atenção da Igreja Católica, dos jornalistas, dos artistas, comerciantes e ambulantes, e toda a economia formal e informal se movimenta”, pontua o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Natanael de Sousa, em nota.

As atrações serão organizadas pela Prefeitura Municipal de Canindé durante os dias 1°, 2, 3 e 4 de outubro. Uma das atrações, o show Aboios, visa o resgate do patrimônio imaterial da cultura dos vaqueiros e aboiadores na cidade.

Quem fará presença no espetáculo é o Grupo A Rainha e os Vaqueiros, acompanhado pelo regional do Mestre Hidelbrando, com a entonação de clássicos da música popular brasileira.

Cidade receberá relíquias das vestes de São Francisco

Além das tradicionais missas e shows católicos, os festejos de São Francisco terão neste ano um fator mais que especial, o recebimento de um pedaço das vestes de São Francisco de Assis, vindo diretamente da Itália.

A relíquia chega ao município na manhã desta quinta-feira, 3, onde será exibida na missa das 9 horas, que ocorre na Basílica de São Francisco. De lá, ela segue um trajeto de peregrinação por diversos pontos, como a Igreja de São Pedro, o Mosteiro das Clarissas, o Hospital de São Francisco e demais pontos, até retornar à Basílica para exposição.

O frei do Santuário Franciscano de Canindé, Gilmar Nascimento, destaca o momento de muita fé na cidade. Com o tema “As Chagas de Cristo presentes em São Francisco e na vida do povo”, o evento deverá estreitar a relação entre o Santo e os fiéis.

“Olhando para a realidade de Canindé, nós percebemos muitas pessoas chagadas, fragilizadas, que recorrem a este santo porque enxergam nele um santo muito próximo, por conta da sua simplicidade, humildade e pequenez. Elas fazem promessas a São Francisco, pedindo sua intercessão junto a Deus por conta dessa proximidade. São muitas pessoas que diante da seca, diante de tanto sofrimento recorrem a este Santo e já alcançaram muitas graças”, conclui o líder religioso.

Confira programação do festejo:

24/07:

- Abertura dos festejos às 4 horas da manhã na Basílica de São Francisco;

- Missas às 9h e às 16 horas, também na Basílica.

25/09 a 03/10:

- Missas diárias na na Quadra da Gruta, às 6h, 7h30, 9h, 11h e 16h;

- Novena na Praça dos Romeiros, sempre às 18 horas;

- Via-Sacra na Av. Francisco Cordeiro Campos a partir das 5 horas da manhã, encerrando com a Celebração Eucarística na Igreja de Cristo Rei;

24/09 a 04/10:

- Confissões das 7h às 11h e das 14h às 17h30 nas salas de confissões, na Casa dos Milagres;

- Batizados às 10h na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores.

04/10:

- Missa Solene do Dia de São Francisco (Encerramento do festejo), às 9h na Quadra da Gruta;

- Procissão com a imagem de São Francisquinho, saindo da Praça da Basílica às 17h, seguida de bênção, despedida e anúcio da Festa 2025.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar