Bebê é salvo de engasgo em Canindé

Segundo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), criança precisou ser internada após o ocorrido e está "em avaliação e monitoramento intrahospitalar"

19:00 | Mar. 30, 2024

Por: Gabriela Almeida
Foto de apoio ilustrativo (foto: JULIO CAESAR)

Um bebê, de um mês e dez dias, foi salvo de um engasgo por bombeiros em Canindé, distante 121,3 km de Fortaleza, na sexta-feira, 29.

Segundo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), a criança precisou ser internada em razão do ocorrido e segue "em avaliação e monitoramento intrahospitalar".

Conforme instituição, os pais da criança chegaram ao quartel com o pequeno já "inconsciente, com pouca oxigenação do sangue, apresentando coloração azulada, sem pulso radial e sem respiração".

Em busca de salvar a vida do bebê, o bombeiro R. Santos deu início, então, a manobra de Heinrich, técnica recomendada para casos como esse, que ajudou a desobstruir as vias aéreas e a expelir secreções como sangue e outros líquidos, "que estavam obstruindo a respiração". 

Logo em seguida, a criança e os pais foram transportados de viatura até o Hospital Maternidade São Francisco, localizado no município.

Durante o trajeto os bombeiros continuaram os procedimentos de atendimento pré-hospitalar e já próximo a unidade de saúde o bebê começou a chorar, indicando que suas vias aéreas estavam desobstruídas.

No hospital foi dado sequência ao atendimento e a criança foi estabilizada com aspiração de líquidos e oxigenioterapia.

"Por prevenção, o bebê foi transferido para um hospital especializado em Fortaleza, onde segue internado, mas já amamentando na mãe, se recuperando. Ele segue em avaliação e monitoramento intrahospitalar", destaca bombeiros.