Ministério Público pede que Boa Viagem apresente plano de vacinação
Técnica de enfermagem Maria Zélia Farias de Paiva de 63 anos de idade foi a primeira vacinada. Município recebeu 245 doses
22:07 | Jan. 19, 2021
A 1ª Promotoria de Boa Viagem, recomendou nesta terça-feira, 19, ao prefeito e à secretária de Saúde o município que apresentem, no prazo de até dez dias, um Plano de Vacinação contra a Covid-19. Questionada pelo O POVO, a Prefeitura afirma que inclusive já começou a imunização, tendo vacinado cinco profissionais de saúde nesta terça-feira, 19. A técnica de enfermagem Maria Zélia Farias de Paiva de 63 anos de idade foi a primeira vacinada. Os outros foram médicos, enfermeiros e técnicos. Foram recebidas 245 doses.
Solicitação do plano pontua que deverá ser informado se o município dispõe de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de estrutura e recursos humanos para vacinação. Segundo a Prefeitura, estes fatores já estão alinhados. "Conforme o promotor de Justiça Alan Moitinho Ferraz, membro do MPCE em respondência pela 1ª Promotoria de Justiça de Boa Viagem, no plano de vacinação o Município deverá indicar, dentre outras informações, quais serão os grupos prioritários vacinados na cidade, sob pena de ajuizamento de Ação Civil Pública em caso de descumprimento da Recomendação", diz MPCE.
O órgão pede ainda que a gestão municipal divulgue o quantitativo de pessoas abrangidas nesta primeira fase da imunização, a respeito dos grupos prioritários, além de informar também o planejamento para a aplicação da segunda dose do imunizante. Também é solicitado que a Prefeitura destaque como fiscalizará o cumprimento dos critérios de priorização.
O Município deve ainda, "por fim, encaminhar, quinzenalmente, o inventário dos medicamentos/insumos utilizados pelo município para atendimento aos pacientes com Covid-19, tanto nos casos leves quanto aqueles que demandam hospitalização". Ao O POVO, a Prefeitura confirma que foi notificada e irá responder o MPCE.