Beberibe registra maior chuva do dia no Ceará

Maiores precipitações se concentraram nas regiões litorâneas do Estado; dentre as 20 maiores chuvas, 18 foram nos litorais de Fortaleza, Pecém e Norte

13:49 | Mar. 08, 2024

Por: Kleber Carvalho
Imagem de apoio ilustrativo: chuvas devem se manter sobre o litoral pelo menos até domingo (foto: Aurélio Alves)

Com 102 milímetros (mm) registrados, o município de Beberibe, localizado a 82 quilômetros de Fortaleza, teve a maior chuva do Estado entre as 7 horas dessa quinta-feira, 7, e as 7 horas desta sexta-feira, 8, segundo dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Além de Beberibe, as cidades de Cascavel e Maranguape, ambas na Região Metropolitana da Capital (RMF), tiveram a segunda e terceira maior chuva, com respectivamente 93 mm e 90 mm.

Nas últimas 24 horas, as chuvas têm se concentrado nas áreas mais próximas à orla cearense. Se somados, os litorais Norte, de Fortaleza e do Pecém, acumularam 18 das 20 maiores chuvas do Ceará no dia.

A única não pertencente a essas regiões até o momento foi na cidade de Graça, com o quarto maior volume do dia, onde 84 mm foram observados.

Outras regiões como a Ibiapaba, os nortes do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central e Inhamuns, além do Maciço de Baturité, tiveram os índices mais significativos de chuvas durante o período.

Ao todo, 123 municípios tiveram chuvas no período.

Previsão do tempo

O cenário de principais chuvas concentradas no centro-norte do Estado deve se manter nos próximos dias. Até sábado, 9, estão previstas chuvas na faixa litorânea, na Ibiapaba, no Maciço de Baturité e no norte das macrorregiões do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central e Inhamuns, com baixa possibilidade de precipitações isoladas nos demais pontos.

De acordo com a Funceme, os maiores volumes devem cair entre sexta-feira, 8, e sábado, 9, podendo ocorrer em qualquer horário do dia. Já domingo, 10, a previsão é de que a situação se mantenha na parte superior do Estado, porém com maior chance de chuvas nas localidades mais ao sul.

A Fundação também explica que as chuvas mais ao norte do Ceará estão sendo causadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que tem atuado com duas bandas de nebulosidade, uma próxima ao Equador e outra sobre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

No sul cearense, as precipitações são causadas por fatores locais, como a atuação do sistema de brisa, temperaturas e umidade elevadas, além de interação dos ventos com regiões de serra.

Confira as dez cidades com maiores chuvas de hoje no Ceará