Escola cearense conquista pódio em duas categorias da Feira Nordeste de Ciência
Realizada anualmente em Pernambuco, a Feira é promovida pelo Instituto Princípio do Saber. São expostos projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano feitos por jovens cientistas do Infantil ao ensino técnicoA Escola Estadual de Educação Profissional Pedro de Queiroz Lima, localizada em Beberibe, a 82 km de Fortaleza, teve seus quatro projetos participantes da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit) premiados na. Na categoria Ciências Biológicas, o pódio foi composto inteiramente por projetos da escola, e na categoria Ciências e Engenharia, os alunos conquistaram o 1º lugar geral.
Realizada anualmente em Recife, Pernambuco, a Feira é promovida pelo Instituto Princípio do Saber. Nela são expostos projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano feitos por jovens cientistas do infantil ao ensino técnico. Além da premiação, os alunos conquistaram credenciais internacionais para seus respectivos projetos.
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Veja os projetos premiados
GAAC: O POTENCIAL BIOLARVICIDA DAS ANNONACEAES
1º Lugar em Ciências e Engenharias e Credencial para a Bélgica
Orientador : Mardônio
Coorientadora: Patricia
Alunos: Luzia e Marcos Venâncio
BIO PLANTS NO TERMITES
1º Lugar em Ciências Biológicas e Credencial para os EUA (New York)
1º Lugar também na publicação na Publicação de artigo na Revista Prêmio ABRIC de Excelência.
- Menção honrosa no projeto movimento Circular;
Orientador : Patricia
Coorientadora: Oricélio
Alunos: Evlly, Mariana e Giovane
Bio heilverband
2º Lugar Ciência biológicas e Credencial para Londres
3º Lugar no movimento circular;
3º Lugar para uma Publicação de artigo na Revista Prêmio ABRIC de Excelência.
Orientadora: Jaíres
Alunos: Ivine e Isadora
CICATRIFUNGI
3º Lugar em Ciências Biológicas e Credencial para o México
Orientador : Mardônio
Alunos: Sara e Ana Cristina
O diretor da instituição, o professor doutor Webster Belmino, explica que a escola trabalha com o princípio filosófico do desenvolvimento integral do estudante, que são ciência, cultura e trabalho. “Compreendemos que o fazer educacional transformador só é possível quando trabalhamos sociabilidades que rompam a superficialidade do mundo material do capital”, comenta.
Os alunos conseguiram ainda, credenciais para Nova York, Cidade do México, Londres e Bruxelas — sendo uma credencial para cada projeto. Os projetos considerados relevantes recebem as credenciais de feiras científicas parceiras da feira que promove o evento.
“A parte também difícil, é conseguir junto aos órgãos públicos o financiamento (passagens e diárias). Já tivemos outras credenciais internacionais que não conseguimos ir por conta de não ter tido financiamento e de forma privada ficou inviável”, diz o gestor da escola.
Ele pontua ainda que o prêmio é uma oportunidade para um futuro com maiores possibilidades para alunos de escolas públicas. “Isso não significa que queiramos a exceção, pelo contrário, cada conquista da escola pública é fruto de uma conjuntura que possibilita ser a regra. A sociedade cearense precisa conhecer melhor a potência que existe dentro das escolas públicas de nosso Estado”, ressalta.