Praia do Morro Branco poderá encolher até 224 metros, aponta estudo
Mudanças climáticas, erosão natural e artificial, são citados como fatores que contribuem para o encurtamento da faixa de areia das praiasAnálise produzida pelo site de acomodações Hawaiian Islands mostra que a praia do Morro Branco, em Beberibe, a 82 km de Fortaleza, está entre as 20 praias que mais encolherão no mundo até 2100. O estudo foi realizado com base em dados do Centro Conjunto de Pesquisa da Comissão Europeia.
O resultado foi gerado a partir de parâmetros utilizados pelos pesquisadores para calcular quanta faixa de areia perderiam as dez praias mais recorrentemente avaliadas de cada país no Tripadvisor.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Entre os elementos apontados como responsáveis pelo encurtamento do litoral estão mudanças climáticas, erosão natural e erosão artificial, causada pela ação humana.
Segundo o estudo, as cinco praias que mais estão em risco em toda a América do Sul estão no Nordeste do Brasil e a primeira da lista está no Ceará:
- Praia de Morro Branco (Beberibe, CE) - vai encolher 224,6 metros
- Praia dos Carneiros (Tamandaré, PE) - vai encolher 166,4 metros
- Porto de Galinhas (Ipojuca, PE) - vai encolher 146,1 metros
- Ponta Negra (Natal, RN) - vai encolher 141,5 metros
- Praia de Muro Alto (Ipojuca, PE) - vai encolher 132,5 metros
Em seguida, entre as 15 mais afetadas, aparecem outras duas praias brasileiras: a praia do Gunga (Roteiro, AL), com perda de 63,3 metros (10º lugar) e a praia de Copacabana (RJ), com 47,3 metros (13º lugar).