Açude Tijuquinha sangra no Ceará; outros 14 reservatórios estão com capacidade máxima
O volume do Castanhão, maior reservatório do Estado, vem aumentando desde o início do ano, passando de cerca de 8% para 15%
23:26 | Mar. 28, 2022
O açude Tijuquinha, localizado no município de Baturité, a 93 quilômetros de Fortaleza, sangrou nesta segunda-feira, 28, de acordo com resenha diária da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). No total, outros 14 reservatórios estão com nível máximo de capacidade no Estado e outros seis estão com volume acima de 90%.
Por outro lado, 63 açudes estão com volume abaixo de 30% da capacidade total. Desses, nove estão secos e 15 com volume morto (inferior a 5% de sua capacidade total). No total, o volume disponível em todos os reservatórios corresponde a 27,9% da capacidade total do sistema hídrico do Estado.
Leia mais
O Castanhão, maior reservatório do Estado, foi o que recebeu o maior aporte das últimas 24 horas, com mais de 45 milhões de metros cúbicos (m³). Na sequência, Orós e Araras receberam os maiores aportes do Estado, com 15 milhões e quase 10 milhões de m³.
Desde o início do ano, o volume total do Castanhão vem aumentando, passando de cerca de 8,5% nos primeiros dias de janeiro para 15% nesta segunda, 28. O valor já chega próximo ao alcançado na quadra chuvosa de 2020, quando as chuvas no Estado ficaram acima da média e o reservatório superou 16% da capacidade total.
Já o Orós, segundo maior açude do Ceará, localizado no município homônimo, atingiu o maior volume de água dos últimos sete anos nessa sexta-feira, 25. Com as fortes chuvas desde o começo deste mês, a reserva hídrica da barragem alcançou 34,42% da sua capacidade total.
Veja lista de açudes que estão sangrando no Ceará
- Itapebussu
- Caldeirões
- Gameleira
- Germinal
- Barragem do Batalhão
- Rosário
- Itaúna
- Muquém
- Ubaldinho
- Do Coronel
- Tijuquinha
- Angicos
- Valério
- Quandú
- Acaraú Mirim