CGD afasta PM preso por matar amigo com tiro na cabeça no Interior do CE

Soldado ainda se tornou alvo de um Conselho de Disciplina, instaurado para apurar as condutas transgressivas atribuídas a ele

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD) afastou preventivamente o soldado da Polícia Militar do Ceará (PM-CE) Hilquias Coelho Ferreira, suspeito de matar um amigo com um tiro na cabeça, no município de Barro, a 450 quilômetros de Fortaleza. O órgão também determinou a instauração de um Conselho de Disciplina para apurar as transgressões atribuídas ao militar.

O crime aconteceu na calçada de um bar localizado ás margens da BR-116, no último dia 30 de março, e foi registrado por câmeras de segurança. Nas imagens, o policial aparece sentado à mesa com Carlos Anderson da Silva Mariano. Os dois estavam bebendo e conversando.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Conforme o documento, em determinado momento, Hilquias se levanta e sai em direção ao seu carro, onde pega uma arma e atira à queima roupa na nuca do amigo. A vítima morreu no local.

Após o ocorrido, o policial fugiu de carro em direção Icó, mas sofreu um acidente antes de chegar na cidade. Ferido, ele conseguiu uma carona para Jaguaribe, onde foi localizado e preso pela Polícia Civil na mesma noite.

Na decisão que determinou o afastamento, a CGD argumenta que os fatos imputados ao soldado "revestem-se de acentuado grau de reprovabilidade, sendo incompatíveis com a função pública". O órgão ainda afirma que a medida é necessária para a garantia da ordem pública e a correta aplicação da sanção disciplinar.

O despacho é assinado pelo chefe da CGD, Rodrigo Bona Carneiro, e foi publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira, 5. O texto destaca que a documentação anexada aos autos do processo "consolida, de forma clara e cristalina, os indícios de autoria e materialidade [do crime]".

A decisão não estipula um prazo específico para a conclusão do relatório final do Conselho de Disciplina. A apuração será conduzida por uma comissão formada por três militares. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

soldado pm ceará pm mata amigo barro barro ceará policia militar ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar