Primeiro centro de oncologia pediátrica do interior do Ceará é inaugurado em Barbalha
A unidade irá atender crianças e adolescentes vítimas de câncer que antes tinham que deslocar à Fortaleza para receber tratamento
22:41 | Ago. 01, 2024
A região do Cariri ganhou o primeiro complexo oncológico pediátrico do interior do estado nesta quarta-feira, 31. Localizado na cidade de Barbalha, distante 460 km de Fortaleza, o equipamento especializado irá atuar no diagnóstico e tratamento de câncer em crianças e adolescentes. As atividades do centro devem iniciar a partir da próxima segunda-feira, 5, no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo.
O complexo faz homenagem a Carlo Acutis, beato católico conhecido como ‘Padroeiro da Internet’, que faleceu aos 15 anos vítima de leucemia, doença que afeta crianças e adolescentes. Segundo o hospital, a obra foi executada a partir de doações destinada à unidade, da Receita Federal e de empresas parceiras.
A estrutura do local conta com alas para tratamento de quimioterapia, internação, consultório, sala de psicologia e brinquedoteca. A expectativa é que o centro atenda pacientes de 45 municípios do interior do estado que antes tinham que se descolar à capital para receber tratamento. O equipamento contará com sete poltronas de quimioterapia na parte ambulatorial, além de 13 leitos destinados a internação. Além disto, outra parte da unidade deve ser ampliada com a construção de mais de 13 leitos.
Em entrevista ao repórter Yago Pontes, da rádio O POVO CBN Cariri, a diretora executiva do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, irmã Glória Quirino, informou que a unidade deve receber até 53 novos casos por ano. A coordenadora da oncologia infantil do hospital, Suellem Martins, destacou a atuação do programa Conectados pela cura, iniciativa da unidade que busca diagnosticar casos de câncer de maneira precoce para aumentar em até 80% as chances de recuperação.
“Acreditamos no grande potencial de receber crianças com diagnóstico precoce e para isso iremos trabalhar na capacitação dos profissionais e iremos proporcionar aos municípios capacitação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para fazer uma detecção precoce do câncer infanto-juvenil, proporcionando uma grande chance de cura”, afirmou Suellem.