Barbalha se torna a primeira cidade do Cariri a desativar lixão
A iniciativa vai ser levada adiante até que o Comares comece a entrar em cenaBarbalha se tornou a primeira cidade do Cariri cearense a desativar o seu lixão a céu aberto. O município anunciou que o material presente no aterro vai ser recolhido e destinado a uma empresa, que vai realizar a triagem e reciclagem dos resíduos.
A companhia vai cuidar do local até o Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Comares) se reunir e começar os trabalhos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em entrevista à rádio CBN Cariri, o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PDT-CE), apontou que o desmonte do lixão se deu em razão de uma questão relacionada à saúde pública. Segundo o chefe do executivo barbalhense, a população da cidade é diretamente atingida pela fumaça expelida do amontoado de lixo.
“Nós nos adiantamos. Obviamente, quando o Comares finalizar o processo, vamos abandonar esse formato e migrar para o consórcio. Víamos que aquilo [o lixão] era algo que precisava ser resolvido o quanto antes”, afirmou o prefeito ao repórter Guilherme Carvalho.
Saraiva ainda ressalta que pautas relacionadas ao tratamento e coleta de esgoto precisam ser mais debatidas. Ele lembra que o Marco Legal do Saneamento Básico, aprovado pelo Congresso Nacional em 2020, estipula que todos os municípios do Brasil terão que adequar as suas normas até 2033.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Barbalha, os catadores que trabalhavam no lixão terão os seus empregos formalizados. A empresa que venceu a licitação afirma que alguns recicladores vão ser contratados.