Festa de Santo Antônio: veja programação neste fim de semana em Barbalha
Em média, são esperadas 300 mil pessoas durante o cortejo do Pau da Bandeira e 500 mil durante todo o evento. Tronco tem 23 metros e cerca de 2,5 toneladasNeste fim de semana, tem início a tradicional Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio no município de Barbalha, a 501,8 quilômetros de Fortaleza.
A tradição, reconhecida como patrimônio imaterial pelo Iphan, reúne uma programação de eventos na cidade, que começou nessa sexta-feira, 31, e seguirá até o dia 13 de junho.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com informações do repórter Yago Pontes, da rádio O POVO CBN Cariri, a programação deste sábado, 1º de junho, inclui a Noite das Solteironas, realizada na rua da Matriz, no Centro do município.
O momento é considerado um dos mais populares das festividades de Santo Antônio, conhecido popularmente como o santo casamenteiro, e antecede o cortejo do Pau da Bandeira.
A Noite das Solteironas reúne pessoas que desejam se casar e realizam diversas simpatias para o Santo. Neste ano, a festa contará com shows dos cantores João Cláudio Moreno e Nando Cordel, na Praça da Matriz.
No domingo, 2 de junho, a programação inicia com a celebração da Missa da Bênção da Bandeira, a partir das 9 horas, na Igreja da Matriz.
Após a celebração, ocorrerá o desfile dos grupos culturais, com cerca de 100 manifestações culturais de Barbalha e de outros municípios do Cariri.
No período da tarde, acontecerá o famoso cortejo do Pau da Bandeira. O tronco de 23 metros foi cortado no dia 17 de maio e a árvore escolhida foi uma copaíba, encontrada na localidade de Sítio São Joaquim.
O tronco será utilizado como mastro para a bandeira de Santo Antônio e pesa cerca de 2,5 toneladas. O cortejo passará pelo corredor cultural, na rua do Vidéo, por volta das 16 horas.
À noite, a festa continua com apresentações musicais de Fagner, Waldonys, Luiz Fidelis e Forró Tapera, conforme programação divulgada pela Prefeitura de Barbalha.
Ainda segundo o repórter Yago Pontes, a Secretaria da Cultura do município destacou que a taxa de ocupação dos hotéis de Barbalha está próxima dos 100%.
São esperadas, em média, 300 mil pessoas durante o cortejo e 500 mil pessoas durante todo o período de festividade.