Tronco da Festa do Pau da Bandeira é cortado em Barbalha
O corte aconteceu na manhã desta sexta-feira, 17, na localidade de Sítio São JoaquimO tronco para a tradicional Festa do Pau da Bandeira foi cortado na manhã desta sexta-feira, 17, em Barbalha. A árvore escolhida foi uma copaíba de aproximadamente 24 metros de altura, que foi encontrada na localidade de Sítio São Joaquim. A comemoração, que faz parte do calendário religioso do Ceará e do Brasil, começou sua história em 1928, fazendo 96 anos de existência neste ano de 2024.
Conhecido na cultura como o santo casamenteiro, Santo Antônio é homenageado. A festa atrai pessoas que têm pedidos relacionados a causas amorosas. Muitos devotos vão ao Cariri em busca de pequenos fragmentos do tronco utilizado no cortejo, pois acreditam que seu chá atrai relacionamentos abençoados pelo Santo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A programação para o corte da árvore no meio da mata começou às 6h, no mercado central de Barbalha, onde foi oferecido um café para os carregadores. Logo após eles se dirigiram para a frente da Igreja de Santo Antônio, a matriz da cidade, onde receberam a benção do padre Joaquim Ivo para realizar o corte do tronco.
LEIA TAMBÉM: Festa do Pau da Bandeira celebra identidade e devoção de Barbalha
A rádio O POVO CBN Cariri conversou com Rildo Teles, capitão dos carregadores, que disse que essa foi uma das maiores e mais pesadas árvores já cortadas para a festividade. O tronco escolhido obedecerá um rito padrão, descansando na mata até ser tocado novamente no dia 2 de junho, dia do cortejo de Santo Antônio.
“Para mim é uma satisfação, um orgulho de ser barbalhense, e de ser devoto de Santo Antônio, de ser carregador e ter o prazer e a sorte da estar fazendo parte do corte e também do carregamento. Eu já venho há alguns anos acordando às 4h da manhã e recebo os fogos, aí saio acordando a Cidade”, relatou Tales Coxinha ao repórter Yago Pontes, da rádio CBN O POVO Cariri.
Segundo informações da Secretaria de Cultura do município de Barbalha, todo o processo de escolha e corte do pau da bandeira é executado com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (Icmbio). Após o corte é realizado o reflorestamento de outra árvore no local.