Vereador denuncia falta de medicamentos em postos de saúde de Barbalha

Em nota, Prefeitura de Barbalha diz que postos foram reabastecidos

09:48 | Jun. 18, 2022

Por: Bruna Lira
Vereador Rildo Teles acusa Prefeitura de Barbalha de má gestão de medicamentos na rede pública de saúde (foto: Reprodução / Youtube)

No município de Barbalha, situado a 501,8 km de Fortaleza, moradores e vereadores da região estão denunciando a falta de medicamentos nos postos de saúde. Em entrevista ao jornalista Farias Jr., da rádio CBN Cariri, o vereador Rildo Teles conta que entre os remédios em falta estão azitromicina, dipirona, losartana e paracetamol.

Durante uma visita ao bairro Barro Vermelho, o vereador afirma que as prateleiras da farmácia do posto de saúde estava quase completamente vazias. Com a falta de medicamentos básicos, a população acometida por problemas como hipertensão e, portanto, precisa de remédios de uso contínuo, acaba sendo as principais vítimas da escassez do local.

Apesar da situação, o vereador destaca que a escassez de medicamentos não está associada a falta de recursos para o município, mas que, segundo ele se dá devido a suposta má gestão.

“Houve toda uma propaganda no início do ano dizendo que esse ano seria o ano da saúde. Tínhamos aqui um centro de especialidades e diagnósticos em que a gestão ensaiou que transformaria em uma unidade de excelência e até agora não foi feito nada, não houve nenhuma mudança”, afirmou.

Em nota, a Prefeitura de Barbalha diz que parte dos postos de saúde da cidade já foram reabastecidos.

A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, durante esta semana, o reabastecimento do estoque de medicamentos das farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. De acordo com a pasta, dez pontos, incluindo a Farmácia Central, já foram atendidos. A previsão é que, até a próxima semana, outros postos de saúde tenham seus estoques atualizados.

De acordo com a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Ana Karoline, mais de 50 tipos de medicamentos foram distribuídos, incluindo aqueles para o tratamento de pessoas com diabetes, hipertensão, antitérmicos, anti-inflamatórios e antibióticos.

Para ter acesso ao medicamento, o barbalhense precisa apresentar a prescrição médica e o cartão SUS. Vale ressaltar que a Farmácia Central, localizada na Rua do Vidéo, nº 32, no Centro da cidade, estará com atendimento aberto, nesta sexta-feira (17), das 8h às 14h.

Lista dos postos já reabastecidos

Confira abaixo a lista das unidades já abastecidas com o novo lote de medicamentos. Lembrando que outras unidades de saúde serão reabastecidas até a próxima semana.

Farmácia Central

Centro

Alto II

Estrela

Cirolândia

Barro Vermelho

Mata dos Dudas

Macaúba

Malvinas

Santo André

Suposto leite vencido nas escolas públicas de Barbalha

Além dos problemas na área da saúde, Rildo Teles declara que, enquanto frequentava escolas da rede pública de ensino integral de Barbalha, em abril, deparou-se com leite vencido sendo distribuído aos estudantes.

“Perguntei aos meninos o que foi o lanche, eles me disseram que foi leite com biscoito. Então, pedi para ver as caixas de leite e ele tinha sido distribuído vencido. Entramos com uma ação no Ministério Público Federal, pois nas outras escolas fizemos um flagrante de doce de leite sendo feito com o leite vencido”, disse o vereador.

De acordo com vídeo divulgado pela Prefeitura de Barbalha, o leite encontrado pelo vereador tinha validade até 4 de abril e foi descartado no dia seguinte. "Seguindo todas as normas que orientam os órgãos que fazem a vigilância sanitária", afirmou a secretária da Educação do Município, Jussara Luna. A gestora afirma que a Prefeitura recebe ataques e destaca ações como reforma de escolas, compra de equipamentos e implementação de programas.

 

Atualizada às 10h37 de 19/06/2022