Cortejo do Pau da Bandeira volta a acontecer em Barbalha após dois anos
Parte da programação tradicional, contudo, não será realizada pela gestão municipal. O Cortejo acontece em 29 de maioO cortejo do Pau da Bandeira de Santo Antônio será realizado no próximo dia 29 de maio, em Barbalha, na região do Cariri, após dois anos sem a realização da festividade, que não acontecia desde 2019, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo prefeito Guilherme Saraiva (PDT), por meio de live em suas redes sociais. Atrações como Waldonys e Fábio Carneirinho estão confirmadas.
Neste ano, no entanto, a programação de eventos será reduzida em relação aos festejos tradicionais, sem a realização das festas no Parque da Cidade na semana seguinte ao cortejo. De acordo com a Prefeitura, os recursos que seriam usados para as celebrações foram destinados à recuperação dos utensílios domésticos perdidos pelas famílias atingidas pela enchente, que alcançou o município no mês de abril. Cerca de 350 famílias foram afetadas pelas precipitações.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O prefeito Guilherme Saraiva (PDT) justificou a manutenção de parte das celebrações e ressaltou a importância econômica que a festa tem para a Cidade, além do valor cultural. “Ajuda a economia, traz visitantes, movimenta o mercado”, enfatizou em nota. Além do cortejo do Pau da Bandeira, serão mantidos os eventos como “Noite das Solteironas”, “Procissão de Santo Antônio” e quermesses.
A Festa de Santo Antônio, cuja abertura será realizada com o cortejo do Pau da Bandeira, é uma das maiores manifestações culturais brasileiras, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial Brasileiro.
LEIA TAMBÉM| Festa do Pau da Bandeira: confira vídeo e galeria de fotos de 2019