Açude Banabuiú: liberação de água deve beneficiar 22 comunidades rurais cearenses
Comunidades estão divididas entre municípios; confira listaO Açude Arrojado Lisboa, conhecido como Açude Banabuiú, voltou a liberar água para a perenização do Rio. A liberação ocorreu a partir desta quinta-feira, 19, pela manhã. Desde 2021, o açude não estava em operação. De acordo com informações do Governo do Estado, 22 comunidades cearenses — divididas entre os municípios de Banabuiú, Jaguaretama, Morada Nova e Ibicuitinga — serão beneficiadas pelo abastecimento.
A vazão liberada foi decidida em reunião de alocação negociada participativa de águas, realizada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e Comitê da sub-bacia do Rio Banabuiú com representantes da sociedade civil e de órgãos municipais, estaduais e federais.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Após operação da Cogerh com instalação de um dispositivo de segurança que garantiu que a válvula fosse operada, ela foi aberta, dando início ao abastecimento.
Presentes no evento estavam o secretário executivo dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, do deputado estadual D Assis Diniz, do superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira e do prefeito de Jaguaretama, Glairton Cunha. Além do prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre; do secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro; e do diretor-presidente da Cogerh, Yuri Castro.
Veja lista de comunidades beneficiadas:
Banabuiú
- Laranjeiras;
- Belo Horizonte;
- São Gonçalo;
- Penha;
- Ribeira;
- Exu;
- Caraúba-Jurema;
- Várzea da Esmera;
- Casinhas;
- Barra do Sitiá.
Jaguaretama
- Toco;
- Taperinha;
- Várzea do Meio;
- Várzea Grande.
Morada Nova
- Lagoa Grande;
- Juazeiro de Cima;
- Juazeiro de Baixo;
- Abdias;
- Conceição;
- Lacraia;
- Casa Nova;
- Felipa de Cima.