Sítio Antas, em Aurora, é reconhecido como comunidade quilombola

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 2

A Fundação Cultural Palmares reconheceu o Sítio Antas, em Aurora, no Ceará, como comunidade quilombola. A medida foi publicada em portaria no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira, 2, e com ela, a população que lá reside poderá desfrutar de políticas públicas destinadas aos descendentes de pessoas que resistiram ao regime escravocrata no Brasil.

"Sou fruto de políticas públicas que deram certo", diz 1ª ouvidora quilombola da Defensoria Pública; LEIA

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O reconhecimento é concedido para “os grupos étnico-raciais, segundo critérios de autoatribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida”.

A Fundação Cultural Palmares não emite a certificação para as comunidades com base em uma avaliação de quem é ou não quilombola, mas respeita o direito à autodefinição, conforme Convenção n.º 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O POVO procurou a Prefeitura de Aurora para mais detalhes sobre o assunto e aguarda retorno.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

comunidades quilombolas ceara aurora sitio antas comunidades quilombolas no ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar