Arneiroz registra maior chuva do dia no Ceará

Dados preliminares indicam principais registros de chuvas na região do Sertão Central e Inhamuns. Estado tem 12° dia com chuvas em todas as macrorregiões

O município de Arneiroz, localizado a 120 quilômetros (km) de Fortaleza, registrou a maior chuva do dia no Estado, de acordo com dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. A cidade teve 68 mm observados, maior índice de fevereiro no local, entre as 7 horas de quarta-feira, 28, as 7 horas desta quinta-feira, 29.

Pertencente ao Sertão Central e Inhamuns, a cidade foi um dos 22 municípios que registraram chuvas na região. Nessas, oito localidades figuram entre as dez maiores chuvas do Ceará até o momento. Os dados estão em atualização. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A segunda maior chuva também foi no Sertão Central, mais precisamente na cidade de Acopiara, onde foram computados 61 mm. Fechando o pódio está Santana do Cariri, único município da região do Cariri entre as dez maiores chuvas, com 56.2 mm.

Com maior incidência de chuvas no Centro Sul do Estado, o cenário desta quinta apresenta uma mudança no apresentado durante a última quarta-feira, 28, dia mais chuvoso do ano no Ceará. Na ocasião, as principais chuvas foram mais concentradas no norte do Sertão Central, com destaque para o Litoral Norte, que teve precipitações acima dos 50 mm em todos os municípios.

Previsão do tempo no Ceará

Após duas semanas de fortes chuvas em todo o Estado, a previsão para o início de março é de redução nos volumes observados, principalmente no Centro-Norte cearense, faixa de território que compreende os litorais, maiores afetados pelos acumulados.

Até sábado, 2, as chuvas devem se concentrar no Centro, Oeste e Sul do Estado. De acordo com a Funceme, os registros devem ocorrer de forma moderada a forte durante as noites e madrugadas do Cariri, Sertão Central e Inhamuns, sul da Jaguaribana, e entre as tardes e madrugadas na Ibiapaba.

A Fundação explica que as chuvas se devem a zonas de instabilidade provocadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O órgão também aponta uma possível queda na atuação da ZCIT durante os próximos dias, o que pode ocasionar a menor incidência de chuvas em todo o Ceará, com maior impacto na região Norte e Litorânea.

10 cidades cearenses com maiores chuvas no dia

  • Arneiroz: 68mm
  • Acopiara: 61 mm
  • Santana do Cariri: 56,2 mm
  • Ibiapina: 54 mm
  • Saboeiro: 51mm
  • Itatira: 51 mm
  • Assaré: 47mm
  • Catarina: 35 mm
  • Aiuaba: 33,2 mm
  • Tauá: 32 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuvas maior chuva precipitações quadra chuvosa previsao tempo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar