Geopark Araripe se prepara para formalizar dois novos geossítios

Atualmente, o parque geológico é composto por nove geossítios, distribuídos em seis municípios do Cariri

14:13 | Mar. 01, 2022

Por: Marcela Tosi
O Geopark Araripe tem parcerias com guias credenciados do Cariri para quem deseja conhecer os geossítios (foto: Tatiana Fortes/ O POVO em 21/06/2017)

O Geopark Araripe, primeiro geoparque das Américas, deve ganhar dois novos geossítios. As áreas em questão são o Complexo Ambiental Mirante do Caldas e o Arajara Park, ambos localizados em Barbalha. A informação foi antecipada nesta terça-feira, 1º, pelo professor Rafael Celestino em entrevista ao jornalista Farias Junior, na rádio CBN Cariri. 

"Estamos nos diálogos iniciais e vendo as prerrogativas necessárias a serem cumpridas junto à Unesco", afirma o geólogo e assessor executivo do Geopark Araripe. 

Atualmente, o parque geológico é composto por nove geossítios, distribuídos em seis municípios da Região do Cariri, na Chapada do Araripe. Os locais estão distribuídos entre Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Geoparque

Geoparque é o nome atribuído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a áreas geográficas unificadas que têm um importante patrimônio geológico e de alto valor científico.

Além disso, a organização considera a raridade e a necessidade de proteção dos espaços para fins de educação, de resguardo e de sustentabilidade.