Furto de cabos causa instabilidade elétrica em Aquiraz, diz Enel
Conforme a Enel, a previsão para normalização era 13 horas deste sábado, 19. Neste ano, cerca de 237 km de cabos foram roubados da rede elétrica do Estado
14:35 | Out. 19, 2024
470 metros de cabos de energia foram furtados, na madrugada deste sábado, 19, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo informou a Enel Distribuição Ceará, o furto ocasionou instabilidade na rede elétrica, afetando o fornecimento no município.
Bairros de Fortaleza ficam sem energia após erro em sistema da Enel; VEJA
Conforme a empresa, a previsão para normalização da energia era 13 horas deste sábado. A Enel reforça ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de cabos de energia. Somente neste ano, cerca de 237 quilômetros (km) de cabos foram roubados da rede elétrica.
Os principais municípios cearenses com registros de furto são Beberibe, Aquiraz, Icapuí, São Gonçalo do Amarante e Aracati, além do bairro Água Fria, em Fortaleza. Em 2024, 32 pessoas já foram presas por furto de cabos.
Leia mais
O número de prisões, no Estado, aumentou cerca de 150% entre 2022 e 2023, segundo nota da Enel Distribuição Ceará. Isso reflete o aumento nas ações de combate ao furto, o que inclui trabalhos de investigação e inspeção em campo, incluindo sucatas.
A Enel Distribuição Ceará também sublinha que tem substituído cabos de cobre por cabos de aluminío ou aço cobreado em áreas com alta incidência de furtos. Para denunciar casos, a população cearense pode telefonar para:
- o telefone 3453-4060, Central de Segurança disponível 24 horas; ou
- o WhatsApp (85) 99993-9526, que pode receber vídeos e imagens.