Tartaruga-cabeçuda é resgatada na Praia do Presídio, em Aquiraz
O tartaruga, apelidada de Joana, estava com uma corda entrelaçada na nadadeira, mas não corre risco de morte. A tartaruga será encaminhada ao centro de reabilitação Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), no Rio Grande do Norte
09:14 | Set. 27, 2024
Uma tartaruga-cabeçuda foi resgatada na Praia do Presídio, em Aquiraz, a 29,7 quilômetros (km) de Fortaleza. O resgate foi realizado por uma equipe do projeto Amigos do Mar, da Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio histórico educacional e difusão da cultura de Aquiraz (Apremace), na tarde dessa quinta-feira, 26, por volta das 15h20min.
Segundo o vice-presidente da Apremace, Carlos Antônio, o animal foi encontrado por uma equipe da Marquise Ambiental, que realiza a limpeza da praia. Logo em seguida um bugueiro que havia passado por treinamento de primeiros socorros com a equipe do projeto também avistou o animal. Outra tartaruga, desta vez da espécie verde, foi resgatada pelo mesmo grupo há menos de uma semana.
LEIA TAMBÉM | Grupo resgata tartaruga e aponta centro de reabilitação abandonado no Ceará
Carlos relata que o transporte só poderá ser realizado nesta sexta-feira, 27, pois são necessárias duas documentações: o laudo veterinário e o Guia de Trânsito Animal (GTA), um documento oficial para o transporte do animal no Brasil. De acordo com ele, o GTA seria necessário pois a tartaruga seria levada de um estado para o outro.
Sem um centro de reabilitação ativo no Estado, o animal será conduzido ao Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), no Rio Grande do Norte. De acordo com o vice-presidente da Apremace, Carlos Antônio, o animal está bem e não corre nenhum risco de morte.
Segundo o Projeto Tamar, a tartaruga-cabeçuda ou também tartaruga-mestiça é vista em zonas tropicais e subtropicais de todos os oceanos e, às vezes, também utiliza água temperada.
ATUALIZAÇÃO: A Apremace informou que o animal morreu na manhaã desta seta-feira, após esperar atendimento, e que a tartaruga foi levada para Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde passará por necropsia pela equipe do PCCB para determinação da causa da morte.
Atualizada em 27/9/24, às 17h20min